Webmail
Blogs


Compartilhar: 
03/10/2012 - 14:17
Fórum realiza manifestação contra vereadores de Aracaju
Manifestantes dizem que emendas ao Plano Diretor são nocivas

Manifestantes explicam manifestação à população (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

O Fórum de Defesa da Grande Aracaju está realizando uma série de manifestações nos terminais de integração dos transportes coletivos, em Aracaju, para denunciar vereadores que teriam votado contra os interesses da cidade no momento em que aprovaram as emendas do Plano Diretor, sem levar em consideração o índice de ocupação do solo e outros pontos cruciais, que, na ótica dos integrantes do Fórum, poderão trazer mais transtornos para a cidade e para a população.

Nesta quarta-feira, 03, os manifestantes iniciaram a atividade logo cedo, por volta das 6h da manhã no Terminal de Integração Fernando Sávio, no centro de Aracaju. Ainda nesta quarta, a partir das 17h, os manifestantes se concentrarão no Terminal Zona Sul, na Praia de Atalaia.

Durante a manifestação, os integrantes do Fórum distribuem panfletos, destacando o nome de 14 vereadores, 13 deles por terem contribuído com a aprovação de emendas polêmicas, e um por ter se ausentado da maioria das sessões plenárias nas quais as emendas foram debatidas e aprovadas. “O interesse do Fórum é denunciar o comportamento destes vereadores, que comprovaram, com suas práticas, ter escolhido o lado das construtoras, dos grandes empresários e dos especuladores”, justificou o coordenador do Fórum, José Firmo dos Santos.

Manifestantes entregam panfletos aos usuários do transporte coletivo

Firmo alerta que, entrando em vigor as emendas já aprovadas, os cidadãos sofrerão consequências desagradáveis, com possibidades de ocorrer mais enchentes e a até de se formar um grande paredão na orla, com colinas compostas por altos edifícios erguidos em localidades próximas ao mar.

Tudo isso, conforme alerta o coordenador do Fórum, porque os vereadores aprovaram emendas sem limitar o índice de aproveitamento do solo e que permitem a demolição de dunas de até 2,5 metros, além de não definir os limites preamar para erguer condomínios e casas. “Havia a proposta de se estabelecer a faixa de 100 metros a partir da preamar, mas a proposta foi derrubada e os vereadores não apresentaram alternativas”, explica Firmo.

Momento eleitoral

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Emmanuel Nascimento, diz que observa com tranquilidade a manifestação do Fórum. “Se manifestar é um direito, o que não pode é agredir nem acusar [sem provas]”, ressaltou. “Cada vereador votou de acordo com a sua consciência”, comentou.

Para Emmanuel Nascimento, a reação do Fórum está associada ao momento político, em véspera de eleições municipais. “Se não fosse esse momento eleitoral, nada disso estaria acontecendo”, acredita. “Por isso, votamos o que era consenso e aquilo que não era consenso, nós retiramos de pauta e vamos votar de novo, depois das eleições”.

A programação do Fórum prosseguirá na quinta-feira, 4, e na sexta-feira, 5. Na quinta, às 6h, eles se concentrarão no Terminal de Integração do Distrito Industrial (DIA) e, às 17h no Terminal da Visconde de Maracaju.
Na sexta-feira, 4, a concentração ocorrerá, também às 6h, no Terminal de Integração Leonel Brizola, próximo à Rodoviária Nova, e às 17h no Terminal do Mercado, no centro da cidade.

Por Cássia Santana

Compartilhar: 
Comentários (0)
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam o pensamento deste portal.
Atendimento ao Cliente 24 horas: (79) 2106-8000
Política de privacidade
Expediente
Anuncie no Portal
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José
Aracaju-SE, CEP 49015-030
Todos os direitos reservados