tenda
 
 
Programação
 
Infográfico


Enquete

Qual a melhor programação dos festejos juninos?

Forró Caju
Forró Siri
Capela
Rosário
Itaporanga
Outro



Enquetes anteriores...

 
Quentinhas
Compartilhar: 
20/06/2013 - 14:27
Sergipanos são a grande atração dos festejos do estado
Artistas da terra ainda têm espaço garantido

“Sergipe é o país do forró”. Um dos slogans mais conhecidos para falar do menor estado do Brasil tem um significado e tanto para esta terra. Mas, apesar de sermos berço de forrozeiros, Sergipe oferece bem mais que o forró durante os festejos juninos.
Os Bacamarteiros de Capela, os arraiás de rua de Canindé, o Samba de Coco de São Cristóvão e os Lambe-Sujos de Laranjeiras são apenas parte da riqueza cultural que compõe o estado.

Samba de Coco encanta turistas e locais. (Foto: Ascom/Secult)

Quem vai ao Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia, pode contemplar algumas dessas manifestações culturais, dentre elas o Samba de Coco de São Cristóvão. O grupo, que é formado por cerca de 38 integrantes de todas as idades, é comandado pelo José dos Santos, conhecido como “seu Mindu”. Para ele, turistas e sergipanos têm que conhecer as tradições juninas do estado. Durante o ano, são cerca de 15 apresentações, mas é no São João que o grupo viaja o estado inteiro para se apresentar.

“Durante o São João, a gente se apresenta em muitos municípios: Laranjeiras, Tobias Barreto e por aí vai. Pode ter certeza que no São João você encontra a gente no interior todo”, finaliza seu Mindu.

Para ele, apoiar os artistas sergipanos é uma forma de preservar nossas tradições. “Nosso samba é passado de pai para filho. Valorizar isso é uma questão de manter e divulgar nossa cultura”.

Participação dos Sergipanos

Eloísa Galdino, secretária de Estado da Cultura. (Foto: Ascom/Secult)

Só na edição de 2012 do Forró Caju, organizado pela prefeitura de Aracaju, mais de vinte artistas genuinamente sergipanos fizeram a festa nos palcos Luiz Gonzaga, Gerson Filho e no “Arraial”. Na Orla de Atalaia, o Arraiá do Povo, que é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, tem programação formada apenas por atrações sergipanas.

“É uma oportunidade para que os sergipanos conheçam mais das suas raízes culturais, que os turistas apreciem nossa cultura popular e exibir as diferentes formas de celebrar os santos mais festeiros do calendário em Sergipe”, ressalta Eloísa Galdino, secretária de estado da Cultura.

Uma das atrações é o sanfoneiro Erivaldo de Carira. O artista foi o homenageado do prêmio Sanfona de Ouro 2012 e do Fórum do Forró, que ocorreu nos dias 12,13 e 14 deste mês.

Uma verdadeira personalidade da terra, Erivaldo não esquece o quanto é importante preservar as raízes. “É o som do nosso povo, não podemos esquecer das tradições”, afirma o sanfoneiro. Mas, desabafa: “a gente precisa ser mais valorizado”.

Por Bárbara Oliva e Jéssica Vieira

Compartilhar: 
Comentários (0)
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam o pensamento deste portal.