tenda
 
 
Programação
 
Infográfico


Enquete

Qual a melhor programação dos festejos juninos?

Forró Caju
Forró Siri
Capela
Rosário
Itaporanga
Outro



Enquetes anteriores...

 
Quentinhas
Compartilhar: 
19/06/2013 - 16:49
Fogos de artifícios podem prejudicar saúde dos animais
Barulho de explosões e fumaça podem adoecer seu animal
A veterinária Anne Carine lembra que é importante respeitar a semsibilidade dos animais. (foto: Portal Infonet)

Com a chegada dos festejos juninos, é inevitável que crinças, jovens e adultos comemorem essas datas festivas com os tradicionais fogos de artifícios. Entretanto, com a utilização desses artefatos, principalmente o barulho e a fumaça da pólvora, seu animal de estimaçã pode ficar bastante debilitado, inclusive com estresse.

De acordo com a veterinária Anne Carine, os cães possuem a sensibilidade auditiva maior que a dos humanos. Por isso, a atenção dos donos deve ser redobrada nos períodos de festas, quando os rojões e fogos de artifício são comuns. Ela afirma que, diante das explosões, os animais podem se assustar e o medo pode lhes acarretar uma série de traumas psicológicos e físicos, levando o pet à morte.

A veterinária lembra ainda que os animais podem ter algum tipo de alergia, bem como os humanos, inalando ou sendo atingindo pela fumaça dos fogos ou das fogueiras. “Se aparecerem sinais de consequências causadas pelo pânico, é indicado que os donos procurem assistência médica veterinária,mas se for apenas susto, basta dar bastante carinho e manter o animal sob observação em um local calmo. Em caso de alergia é importante procurar também de imediato os cuidados de um profissional especializado”, salientou.

Para evitar que o seu bichinho sofra alguma consequência em decorrência dos fogos de artifícios, a veterinária Anne Carine alerta para alguns cuidados:

- Evitar sair no período da noite com os animais, pois nesse horário a intensidade de fogos de artifícios é maior;
- Se possível, deixar o pet em um local longe do barulho dos fogos;
- Lembrar ainda que animal não é brinquedo. Nada de levar o seu bichinho para festas com grande aglomeração de pessoas, que não são do seu convívio diário.

Por Adriana Meneses 

Compartilhar: 
Comentários (0)
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam o pensamento deste portal.