|
Perfil Agendaju mantém três redes sociais atualizadas (Fotos: Arquivo/Web) |
Quarta-feira, 19: “ainda não sabe onde irá curtir os forrós durante o mês de junho?”. Uma dica: “cola na gente que temos a solução!”. E tinham mesmo. Estava ali, na página do Facebook, divulgada com a mesma praticidade de uma informação estampada em murais de avisos. A diferença é que esse recado era instantâneo e direcionado a mais de 16 mil leitores.
Divulgação de shows e eventos por meio de redes sociais não é mais novidade no estado de Sergipe. Enquanto houver público interessado pela curtição, haverá quem precise torná-la pública. O fruto desta lógica infalível resultou na criação de perfis virtuais que sobrevivem da animação alheia. Principalmente, quando essa animação veste bota, chapéu e camisa xadrez.
“Nossa primeira divulgação de programação dos festejos juninos aconteceu no ano de 2011, pelo Twitter. Eram muitos questionamentos querendo saber detalhes a respeito dos eventos nas cidades”, comenta Flávio França, administrador do Agendaju. Hoje, a marca está entre as mais visitadas agendas de entretenimento do estado.
Compromisso e fidelização
|
Programação do Forró Caju era uma das mais aguardadas pelos seguidores |
Além do Twitter, o perfil Agendaju também se faz presente no Instagram, Facebook – de onde veio a postagem do início do texto – e, até mesmo, ancorado em um site com informações mais detalhadas. Desde aquele próspero São João, a página não parou mais. “Nossos seguidores participam da construção coletiva de conteúdo”, destaca o administrador.
E como participam. Nesse período junino, a interação entre moderadores e visitantes é rotativa: são sugestões de transporte (Bate-Volta) para o interior; perguntas a respeito do repertório das bandas; inquietações quanto ao início e ordem dos shows. Mas, para manter os seguidores atualizados sobre o São João, o compromisso já começa antes do sexto mês.
“Entramos em contato com as prefeituras, e buscamos também informações nos bastidores. Procuramos reunir o máximo possível de programações para ajudar nosso público a definir seu destino nesse mês repleto de eventos”, informa Flávio, ressaltando que o trabalho feito pelo Agendaju cumpre a função de “facilitador da diversão”.
Planejamento e feedback
|
Ordem das bandas que tocaram na Barra dos Coqueiros foi divulgada pelo Twitter |
Foi também no São de 2011 que o perfil Showsefestas.com notou a autoridade que a data sustenta diante dos internautas. Atualmente, a equipe responsável possui um sistema online no qual todas as informações coletadas são devidamente reunidas.
“Começamos a perceber que o movimento em nossas Redes Sociais era bem mais intenso [durante a temporada junina] que o normal. Tinham mais procura e participação”, garante André Martins, diretor-executivo da Showsefestas.com.
Com cerca de 35.500 seguidores no Facebook, é por lá que a página alimenta o maior fluxo de conteúdo. Para não deixar ninguém de fora do arrastapé deste ano, além do levantamento das cidades envolvidas na festa, os organizadores também contaram com uma ajuda extra.
“Recebemos algumas ligações e e-mails de prefeituras enviando a programação, ou pedindo um apoio na divulgação da festa de sua cidade”, revela André, satisfeito pela inversão de papéis. “Descobrimos que nosso trabalho não está sendo à toa”, confessa o diretor.
Além do nosso hotsite São João Infonet, você também pode conferir a programação dos festejos juninos em Sergipe através das redes sociais:
|
Mais de 35.500 usuários já curtiram a FanPage do Showsefestas.com. |
FanPage: http://www.facebook.com/agendaju
Twitter: http://www.twitter.com/agendaju
Instagram: http://instagram.com/agendaju
Site: www.agendaju.com
FanPage: http://www.facebook.com/showsefestasaju
Twitter: http://www.twitter.com/showsefestasaju
Instagram: http://instagram.com/showsefestasaju
E-mail: contato@showsefestas.com
Por João Camilo