tenda
 
 
Programação
 
Infográfico


Enquete

Qual a melhor programação dos festejos juninos?

Forró Caju
Forró Siri
Capela
Rosário
Itaporanga
Outro



Enquetes anteriores...

 
Quentinhas
Compartilhar: 
18/06/2013 - 10:28
Sergipe é destino turístico nos festejos juninos
Riqueza cultural do estado é grande atração desta época do ano
Barco de Fogo de Estância é um dos atrativos turísticos (Foto: Ana Lícia Menezes)

O menor estado da federação é destino de turistas de todo o país e do exterior há muito tempo. Sergipe possui uma verdadeira diversidade de paisagens: são 22 mil km² de chão rachado nos sertões, de beleza nos canyons de Xingó, e de mais de cento e sessenta quilômetros de praias de águas mornas margeadas por imensas dunas que proporcionam um paradisíaco turismo de lazer.

Durante as festas juninas, não é diferente: o Barco de Fogo de Estância, os Parafusos de Lagarto, a Chegança de Laranjeiras, os concursos de quadrilhas e a diversidade de forrós em todo o estado são fortes atrativos para o turismo nesta época do ano. Em meados de junho do ano passado, a Associação Brasileira da Indústrias de Hotéis em Sergipe – ABIH/SE- divulgou ocupação de mais de 80%  nos estabelecimentos do setor de todo o estado. Números que só confirmam a predileção por Sergipe nesse período do ano.

“Este ano a gente ainda não pode dizer que está satisfeito, o fluxo ainda não chegou ao que esperamos, mas a época de junho é muito forte para turismo aqui em Sergipe”, explica Vânia Tavares, gerente de vendas de uma empresa de turismo.

Ela explica ainda que muita gente vem para Sergipe fugindo dos grandes eventos de outros estados e encontra aqui a tranquilidade de festas juninas mais familiares e cheias de beleza e tradição. Entre os festejos mais procuradas, estão os arraiás de Estância, com seus belos barcos de fogo e as tradicionais guerras de espadas e o Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia. “São os destinos preferidos. Sempre que oferecemos esses passeios, eles voltam encantados com a riqueza cultural do nosso estado”, ressalta Vânia.

Forró

Unir a culinária típica da terra ao forró e ao tradicional caranguejo é uma boa opção para se conhecer de uma só vez parte da cultura da região. E é buscando oferecer uma opção mais reservada e familiar para os turistas que muitos bares e restaurantes abrem suas portas nessa época do ano com uma programação montada e baseada no ritmo musical característico dos festejos juninos.

Cariri é uma das tradicionais casas de forró do estado. (Foto: divulgação)

Para o Sr. Hamilton, dono de uma das casas de forró mais famosas do estado, é difícil competir com as grandes festas, mas seu público é cativo. “É como vender manga na época de safra, todo mundo tem. No entanto, mesmo com essa concorrência, nossa casa está sempre cheia. Nós temos o nosso diferencial, que é oferecer forró o ano inteiro”, afirma o empresário.

Para Dener Alexandre, que veio de Curitiba, Sergipe sempre fez parte do roteiro de viagens da família. As festas de interior, bem menores que as dos grandes centros do Nordeste, são o principal atrativo para a família do estudante. “Eu me lembro de sempre vir passar o São João aqui no estado e adoro. No sul, nós não temos isso e as festas de Sergipe são deliciosas”, comenta o estudante.

Por Bárbara Oliva e Jéssica Vieira

Compartilhar: 
Comentários (0)
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam o pensamento deste portal.