tenda
 
 
Programação
 
Infográfico


Enquete

Qual a melhor programação dos festejos juninos?

Forró Caju
Forró Siri
Capela
Rosário
Itaporanga
Outro



Enquetes anteriores...

 
Quentinhas
Compartilhar: 
13/06/2013 - 16:49
Solteiros apelam para simpatias de Santo Antônio
Festejos juninos acendem devoção ao “santo casamenteiro”
Durante os festejos juninos aumenta a procura por imagens de Santo Antônio (Foto: Portal Infonet)

Jucimara Batista, 47 anos, garante: “Santo Antônio desencalha mesmo”. A vendedora se tornou devota do santo desde que fez uma simpatia para ele no ano de 1987. “Eu era apaixonada por um rapaz, mas ele sequer olhava pra mim. Foi quando uma tia me indicou a simpatia para Santo Antônio. Tirei o menininho que ele carregava e escondi no guarda-roupa. Rezei e disse que só entregaria quando estivesse de casamento marcado”, lembra.

Três meses depois, Jucimara começou a namorar Josevaldo Costa, hoje seu marido. Após cinco meses, foi realizado o noivado. “Eu nem lembrava mais da promessa. Mas na noite que meu esposo pediu a minha mão em casamento eu não consegui dormir. Foi quando lembrei da promessa e devolvi o menino de Santo Antônio. A simpatia funciona mesmo, é só ter fé”, reforça.

A fama de “santo casamenteiro” é antiga. Uma crença que nasceu na Europa e se espalhou por diversas partes do mundo. Uma das histórias que explicam a origem dessa devoção relata que uma moça bastante religiosa pedia diariamente que Santo Antônio lhe trouxesse um marido. Passou muito tempo, e a súplica não foi atendida.

Certo dia, a jovem sentiu muita raiva por não ser atendida e atirou a imagem pela janela. O santo atingiu um rapaz que passava pela rua. O moço foi devolvê-lo e acabou se enamorando pela jovem. Foi daí que surgiu o costume de castigar o santo para que ele cumpra a promessa rapidamente.

Crença forte

Durante o período junino, a devoção a Santo Antônio, festejado no dia 13, torna-se ainda mais forte. Muitas são as mulheres que fazem promessas ou simpatia para conseguir um pretendente. José Reis, dono de uma loja de ervas e artigos religiosos no Mercado Antônio Franco, afirma que a procura pela imagem do santo aumenta muito nesse período. O vendedor ensina uma das simpatias mais comuns: “Pegue uma fita branca e amarre na imagem com três nós e um laço. Enquanto amarra, reze ao santo pedindo que lhe arranje um bom marido”.

Anderson Batista, que também é proprietário de um box de ervas no mercado, conta que colocar o santo de cabeça para baixo, deixá-lo mergulhado na água ou amarrar a imagem no pé da cama são as simpatias mais comuns. Mas ele diz que tem uma infalível: “É só comprar três imagens pequenas de Santo Antônio. Em quatro, escreva o nome da pessoa que quer casar. Nas outras três, escreva o nome do pretendente. Depois, dê um banho com alecrim, manjericão e poejo. Enrole as imagens num pano branco e leve para procissão de Santo Antônio. Quando acabar, coloce o embrulho atrás da porta da igreja e faça uma oração. Quem fez garante que deu certo”, salienta.

Por Michel Oliveira

Compartilhar: 
Comentários (0)
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam o pensamento deste portal.