tenda
 
 
Programação
 
Infográfico


Enquete

Qual a melhor programação dos festejos juninos?

Forró Caju
Forró Siri
Capela
Rosário
Itaporanga
Outro



Enquetes anteriores...

 
Quentinhas
Compartilhar: 
13/06/2013 - 05:52
13ª Exposição Altares de Santo Antônio termina hoje
Realizada no Cultart, a mostra conta a história do Santo
Estandartes contam histórias sobre o Santo (Foto: São João Infonet)

Quem nunca recorreu a Santo Antônio na hora de arranjar um (a) namorado (a)? O Santo casamenteiro, como também é conhecido, tem sua data comemorada no dia 13 de junho e, para relembrar sua história, a Universidade Federal de Sergipe, através da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) e do Centro de Cultura e Arte (Cultart), montou a “13ª Exposição de Altares de Santo Antônio”.

Dentre as peças que compõem o acervo, estão treze estandartes que ilustram diversas simpatias e histórias curiosas sobre o Santo. A grande atração da mostra, no entanto, são os treze altares dedicados a Santo Antônio, que representam os mais variados elementos ligados à história dele, a exemplo dos lírios, dos pães, e da Bíblia – que está sempre presente nas esculturas do Santo.

“São elementos que compõem a história de Santo Antônio. Quem vem conhecer a exposição tem a oportunidade de conhecer algumas histórias sobre ele”, explica Otávio Luiz, curador da exposição.


Tradição

São treze altares em homenagem ao Santo casamenteiro (Foto: São João Infonet)

Para homenagear Santo Antônio, muitas famílias costumavam montar altares em suas casas, nos quais rezavam as trezenas dedicadas a ele e uniam amigos e vizinhos para comemorar as graças alcançadas.

“Era uma espécie de confraternização, e é para relembrar essas tradições que a mostra existe. Todas as noites da trezena nós rezamos em um altar diferente, e finalizamos a visita com as comilanças tão tradicionais de outros tempos”, relata Otávio.

Para a alegria do curador, o Cultart recebe inúmeras visitas. Ele explica ainda que, diariamente, após a reza e o “lanche” oferecido, acontecem apresentações culturais, a exemplo de corais, trios pé-de-serra e de grupos de São Gonçalo.

“A entrada é franca e todos estão convidados a vir. O que nós pedimos é que cada um traga um quilo de alimento, pois eles serão doados no final da exposição à Ação Solidária Santo Antônio”, complementa o curador.

A exposição está aberta até o dia 13 de junho no Cultart, localizado na avenida Ivo do Prado, nº 612, próximo à Barão de Maruim. O funcionamento é das 8h às 12h e das 14h às 20h. As trezenas são realizadas pontualmente às 20hs.


Sobre Santo Antônio

O curador da mostra, Otávio Luiz (Foto: São João Infonet)

Uma das perguntas mais comuns em relação ao Santo é como ele foi apadrinhado de Santo Casamenteiro. A resposta está na ponta da língua do professor Otávio. “Na época em que ele viveu, os casamentos eram realizados com base nos dotes, onde ricos não casavam com pobres. Ele então burlava as leis e casava por amor aqueles que o procuravam, fossem eles pobres ou ricos”, diz.

Além de ter a fama de casamenteiro, Santo Antônio também é considerado o “doutor” da Igreja por ter sido ele um grande estudioso da Bíblia.

Por Bárbara Oliva e Jéssica Vieira

Compartilhar: 
Comentários (0)
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam o pensamento deste portal.