tenda
 
 
Programação
 
Infográfico


Enquete

Qual a melhor programação dos festejos juninos?

Forró Caju
Forró Siri
Capela
Rosário
Itaporanga
Outro



Enquetes anteriores...

 
Quentinhas
Compartilhar: 
12/06/2013 - 21:32
Fórum do Forró discute a essência da música nordestina
Solenidade de abertura ocorreu no Teatro Atheneu
Evento levantará discussões sobre o forró por três dias (Fotos: Ana Lícia Menezes)

Com o tema 'O fole roncou', começou nesta quarta-feira 12, no Teatro Atheneu, o XII Fórum do Forró. O evento é mais uma parte da programação junina da Prefeitura de Aracaju e prossegue até sexta-feira, 14.

O destaque da primeira noite do fórum foi a palestra da professora cearense Elba Braga Ramalho, que trata do tema “Luiz Gonzaga e a síntese poética e musical do sertão”, sobre o qual ela, recentemente, também lançou um livro. Ela elogiou a realização do evento, que classificou como uma “importante iniciativa para promover e valorizar a cultura nordestina”.

Sobre o tema discutido na noite desta quarta, a professora disse que pretende falar aos participantes sobre a essência da musicalidade e da cultura nordestina, que tem, em Luiz Gonzaga, a principal figura. “Sergipe presta, com esse fórum, uma importante homenagem à cultura nordestina”, disse Elba.

Realizado há 12 anos, fórum homenageará três compositores, entre eles Erivaldo de Carira

Assim como em outras edições, neste ano, o Fórum do Forró homenageia o sergipano Erivaldo de Carira e os compositores pernambucanos João Silva e Onildo Almeida. O cantor sergipano considera a homenagem como uma forma de reconhecimento do trabalho dele. “Para mim, isso é gratificante. Ainda mais quando se chega aos 40 anos de carreira”, comenta.

O secretário Municipal da Cultura, Josenito Vitale, ressaltou que o Fórum do Forró já se firmou no cenário cultural de Aracaju. Ele garantiu que a Prefeitura não medirá esforços para que o evento se consolide ainda mais. “Esse é o momento que temos de discutir o fortalecimento da cultura nordestina. E nessa época do ano, esse tema tem uma importância ainda maior”, comentou o secretário.

Sobre a escolha do tema, a vice-presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, ressalta que ele trata da essência mais pura do forró. “O fole é a alma da sanfona, que só tem vida quando é tocada. E a música, que está presente em toda celebração nordestina, tem em Luiz Gonzaga as suas raízes”, explica.

Evento terá apresentações musicais durante as discussões

Ainda nesta primeira noite, houve o lançamento de livros e apresentações musicais. A programação ainda prevê, na quinta, 13, uma mesa redonda sobre a obra dos homenageados desta edição do evento. Logo após, é a vez das homenagens a Erivaldo de Carira e Onildo Almeida, com homenagens em discurso e em música. Na sexta, 14, haverá a palestra “O fole roncou” e a homenagem a João Silva.

Criado pelo historiador Paulo Correia, o Fórum do Forró é um espaço representativo do ciclo junino na capital, onde ocorrem palestras, debates, mostras e exposições cujo principal tema é o forró. Participam dele estudiosos, compositores e cantores com obras reconhecidas no Brasil e no exterior. As atividades começam sempre às 19h. A participação é gratuita.

Por Diógenes de Souza

Compartilhar: 
Comentários (0)
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam o pensamento deste portal.