10/07/2015 - 23:57
Barracas de alimentos ganham selo de garantia em Capela
Vigilância Sanitária exige higiene dos comerciantes
Hitanna de Oliveira fala sobre a importância da fiscalização da Vigilância Sanitária (Fotos: Arthuro Paganini)

Após a saída de um show, quem nunca teve aquela vontade de comer guloseimas comercializadas nas festas? Fazem parte desse time pizza, cachorro quente, sanduíches, pastéis, caldo de cana e os famosos drinks, onde são misturadas frutas com bebidas alcoólicas. Mas será que tudo que é comercializado nos eventos está apropriado para o consumo sem que ocorra problemas futuros? Foi pensando na saúde do consumidor que a prefeitura de Capela, através da Vigilância Sanitária municipal, aplicou um selo de qualidade nos pontos de comercialização de alimentos aptos para venda.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Hitanna de Oliveira, há três anos que acontece inspeção nas  barracas que comercializam alimentos na praça em que acontece a tradicional festa de São Pedro. Ela destaca que alguns critérios são fundamentais para que os comerciantes consigam o selo de qualidade para atuar durante os dias de festa. Entre eles estão a higiene do local e acondicionamento dos alimentos.  ”Nossa preocupação é que as pessoas se alimentem em condições adequadas e para que não ocorra nenhum tipo de problema relacionado à venda e consumo de alimentos estragados. Se os comerciantes estiverem cumprindo todas as normas de higiene e acondicionamento, entregamos o selo de qualidade”, salientou.

Hitanna de Oliveira garante que os comerciantes que não se adequam às normas da Vigilância Sanitária são orientados a atender todas as exigências e que, em caso de algum problema com o consumo de alimentos, a Vigilância está pronta para receber reclamações e solucionar o problema. “Nós estamos fazendo um controle bastante rigoroso, e caso ocorra alguma denúncia, vamos buscar o local e verificar o acondicionamento e higiene dos produtos. Sendo contatadas irregularidades, vamos solicitar que providências sejam tomadas e que ocorra adequação”, ressaltou.

Carina Araújo aprova fiscalização da Vigilância Sanitária

Para a vendedora de pizza e sanduíches Carina Araújo, a iniciativa da Vigilância Sanitária de Capela é de grande importância também para quem comercializa, pois é um diferencial na hora de o cliente escolher onde vai comprar seu alimento. “Como sigo todas as normas de higiene e acondicionamento de alimentos exigidas pela vigilância, para mim é um ponto bastante positivo esse selo. Quem chegar na minha barraca, vai comer produtos de altíssima qualidade”, finalizou.

Por Adriana Meneses

transparência