04/07/2015 - 11:07
Liquidações: como comprar com equilíbrio e qualidade
Após o São João, as lojas se enchem de descontos imperdíveis
Com descontos imperdíveis, lojas ficam lotadas (Fotos: Arquivo Portal Infonet)

Tão logo o período junino se encerra, as lojas aproveitam para abarrotar as vitrines de descontos imperdíveis. E é no afã de aproveitar que muita gente acaba comprando por impulso e gastando mais do que pode. O São João Infonet já explicou quais peças sobrevivem à moda e podem servir para compor o guarda-roupa do ano todo, até o São João do ano que vem. Agora, a dica é de como manter o equilíbrio e investir seu dinheiro com qualidade.

A primeira dica é estipular um valor máximo a ser gasto. Estabeleça um teto para as compras à vista e/ou para as parcelas mensais. Dessa forma, você se mantem dentro do seu limite de gastos e tem a certeza de que  não vai faltar dinheiro para os meses seguintes. Também não se esqueça de dar uma boa olhada no seu guarda-roupa antes de ir às compras!

Compre apenas aquilo que combina com as peças que você já tem e tome cuidado para não adquirir peças repetidas. E, é claro, respeite o seu estilo! Pergunte-se antes com qual frequência você vai usar aquela peça. Se a resposta for “nunca” ou “raramente”, não se trata de um bom investimento! As peças clássicas, em cores neutras, e os acessórios são sempre uma boa pedida: com eles, não há risco de errar!

Estampas datadas não devem ser incluídas na lista de compras

Peças com estampa datada, que vão durar apenas aquela estação, nunca são boas apostas. Por mais que você goste delas no momento, será mesmo que elas vão sobreviver a alguns meses? E nunca deixe de provas a peça. O “olhômetro” nem sempre é confiável: você pode acabar comprando o tamanho errado ou adquirindo uma peça cujo corte não se adequa ao seu corpo.

Ir com tempo é outra dica fundamental! Só ele te dará a chance de garimpar as melhores peças, percorrendo várias lojas e procurando nas prateleiras e araras mais escondidas. Nessa hora, ter uma amiga ao lado pode ser de grande ajuda. Além de espantar o tédio, ela vai te auxiliar a escolher o que há de melhor.

Lembre-se ainda: a porcentagem do desconto não quer dizer nada! Mesmo que os 40%, 50% ou até 70% te atraiam, o que importa é o valor em si e quanto você pode gastar. E certifique-se da política de trocas da empresa. A possibilidade de trocar não é comum, mas, caso exista, pode te livrar de algumas enrascadas. Tome nota dessas dicas e boas compras!

Por Nayara Arêdes

transparência