27/06/2015 - 21:38
Abuso de álcool soma maiores ocorrências no Forró Caju
Posto já atendeu mais de 200 pessoas por abuso de álcool
Solange Cruz diz que o stand está preparado para antender a quem precisar (Fotos: Arthuro Paganini)

Quando a situação se complica, todo mundo logo grita: “Chama o Samu!”. Nesse sentido, quem estiver participando dos festejos juninos no Forró Caju contará com uma grande equipe médica, que estará de prontidão para atender a todos que necessitem de algum tipo de intervenção hospitalar.

De acordo com Solange Cruz, coordenadora do posto avançado de saúde, a predominância dos casos que estão sendo atendidos no stand é em função do uso exagerado de álcool. Dos casos clínicos registrados desde o primeiro dia do Forró Caju, 60% está relacionado ao sexo feminino [178] e 40% ao masculino [118]. “As mulheres são as que mais procuram atendimento aqui no posto. Elas estão bebendo mais que os homens. Também tivemos casos de crianças alcoolizadas, e precisamos do auxílio do Conselho Tutelar”, salientou.

Ainda de acordo com Solange Cruz, durante a realização do Forró Caju serão mantidas diariamente uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e uma de Suporte Básico (USB), além de motolâncias e uma equipe com 10 técnicos de enfermagem e três médicos. O Stand tem 10 leitos para atendimentos menos graves, e um leito de suporte avançado para atender casos que necessitem de mais cuidados.

Solange afirma que a maior parte dos casos atendidos até o momento foi por abuso de álcool

“O Samu 192 Sergipe também está disponibilizando equipamentos de suporte avançado para uma sala de estabilização montada no posto médico. Até o momento não foi necessária a utilização dessa sala”, ressaltou. Até o último dia 24, o Samu 192 Sergipe contabilizou 296 atendimentos realizados no Forró Caju, evento junino promovido pela Prefeitura de Aracaju até o próximo dia 29, entre os Mercados municipais. Desse total, 268 foram configurados casos clínicos e 34 relacionados a traumas.

Por Adriana Meneses

transparência