08/07/2015 - 07:47
Botas: aprenda como montar looks para usar o ano todo
Macete é equilibrar peso da bota com tecidos mais leves
Estilos cowboy e franzida vão bem com shorts e leggings (Fotos: Arquivo Portal Infonet)

Quando o período junino se encerra, as botas que tanto rodaram nos forródromos costumam ir parar de volta no armário, à espera do próximo São João. E há até quem vire a cara quando vê na rua alguém que se atreva a usar a bota fora dos festejos. O que muita gente desconhece é que a bota pode ser usada durante todo o ano, trazendo ao look um diferencial de estilo e conforto.

“Uso botas independentemente da estação. É a peça ideal para criar um estilo folk ou rocker, além de ser muito confortável. Elas também ajudam a dar um peso nos looks mais românticos, com tecidos florais, por exemplo. E para quem quer uma peça mais colorida e está cansado só do preto ou do marrom, os coturnos militares estão vindo em várias cores já há algum tempo. Pouca gente sabe do poder que uma bota tem”, afirma a fotógrafa e blogueira de moda Priscila Reis, do Araras Blog.

Quem entende do assunto, garante: o grande macete é equilibrar a bota com a roupa, através de tecidos mais leves ou mesmo da distribuição das cores. Um exemplo são os coturnos e as botas de couro, com cano curto. Se a roupa escolhida for um vestido ou uma saia de tecido solto, esses tipos de bota podem ser o contraponto ideal. Elas fazem com que o figurino saia do óbvio, além de deixa-lo mais arrojado.

Botas com franjas dão um charme à mais na produção

As botas de franja e as ankle boots, dois modelos em alta durante os festejos, também se adaptam perfeitamente às produções diurnas. Com shorts e saias, elas criam combinações perfeitas entre o elegante e o despojado.  Nesta estação, os jeans “detonados” – conhecidos como destroyed – ganharam as ruas ao lado das botinhas, e prometem manter-se como um ícone de estilo durante muito tempo.

Com estampas étnicas e acessórios rústicos, as botas de franja e as ankle ganham um ar navarro – inspirado nos índios americanos. Já as botas montaria, com cano mais longo, caem bem com short, vestido, calça ou saia. O ideal, porém, é deixar uma faixa de pele entre a peça e a bota, para que o visual não fique achatado. No caso das calças, a legging e a skinny são as melhores opções. O mesmo serve para as botas franzidas – que devem ficar sempre soltinhas!

Quanto às botas over the knee (acima do joelho), devem ser usadas por quem tem pernas mais finas, com calças justas e saias. Esse modelo é o ideal para quem quer “causar”, e vai bem principalmente nas produções noturnas. Seja qual for o modelo da bota, no entanto, Priscila explica que a aposta no básico é sempre certeira.

Modelo montaria é um dos mais democráticos

“No inverno e no São João valem tudo. Mas, para não correr o risco de errar, o melhor é escolher os canos curtos, foscos, com cores neutras. Assim, você pode usar de dia ou à noite, sem problemas. A bota é um calçado confortável, que você pode usar o dia todo e se manter linda”, afirma Priscila.

Por Nayara Arêdes

transparência