19/05/2015 - 09:59
Estilo lumbersexual é tendência no outono-inverno
De barba e xadrez, lenhador é inspiração na moda masculina
Estilo lumber é aposta masculina no São João (Fotos: Divulgação)

Camisa xadrez, jeans, botas e barba longa. Se esses itens descrevem um estilo que já se via por aí há algum tempo, o nome que passou a descrevê-lo ainda é novidade: lumbersexual. O termo vem do inglês, e se refere à forma como os lenhadores dos Estados Unidos se vestem. Por aqui, a tendência chega com tudo no universo da moda masculina e promete ser a vedete do São João.

A ideia contrasta com a tendência metrossexual, que prega a elegância, o uso de acessórios sofisticados e de roupas com corte ajustado. O lumbersexual, por sua vez, põe em evidência um estilo mais másculo e viril, que não depende de grandes composições para impor sua personalidade.

Esse, talvez, seja o grande trunfo da tendência lumber: não há dificuldade alguma para montar seu look. “Todo mundo tem uma camisa xadrez no armário e já é bastante típico usá-la no São João. Nas festas juninas, todo mundo vai ficar com cara de lumbersexual”, aposta Ruhan Victor, jornalista especializado em moda.

Ruhan explica como nasceu a tendência. “A questão da barba já vem de algum tempo na moda masculina. E isso se juntou com essa persona, que se inspira no visual do lenhador. A moda vive de pequenas tendências que se renovam, e essa é a da vez”, explica.

Famosos brasileiros estão investindo no estilo

Além da camisa xadrez, das botas – que estão em alta para os meninos! – e do jeans mais rasgado e desbotado, alguns acessórios bem-vindos ao estilo lumber são os óculos aviador, as touquinhas de lã e os suspensórios. A barba, claro, não pode ficar de fora. Sobre esse assunto, vale a dica: barba despojada não significa barba sem cuidados!

Barbas

De acordo com Yann Rainner, barbudo e proprietário de uma barbearia na capital, a aceitação à barba ainda é coisa nova, já que deixar os pêlos faciais crescerem sempre foi associado ao desleixo. Agora, cada vez mais homens estão assumindo suas barbas e procurando cuidar delas da melhor forma possível, independentemente de modas e rótulos.

“O termo lumbersexual não é muito apreciado por nós, que deixamos a barba crescer. A gente faz isso querendo criar uma identidade e por que se sente à vontade, não para seguir uma moda. A barba vai além da roupa, do acessório. É uma questão de cuidado e decisão”, afirma Yann.

Disciplina é indispensável para cuidar da barba

Disciplina é indispensável para quem se dispõe a deixar a barba crescer. Segundo Yann, é preciso aparar com frequência para que ela cresça saudável. Para quem tem fios mais espessos, o ideal é aparar uma vez por semana. Já os fios mais finos e dispersos devem ser aparados a cada três semanas. E aos que querem apurar os cuidados, já existem no mercado óleos e bálsamos específicos para os barbudos.

Se um visual mais informal tem a ver com você, a tendência lumbersexual pode ser a sua. Abuse das botas, do xadrez e da barba e realce seu jeito de ser. Mas não se esqueça: personalidade e estilo independem da moda! Aposte no que te faz bem e capriche no look!

Por Nayara Arêdes

transparência