13/06/2015 - 09:00
Vida vegan: confira opções para o cardápio junino
Receitas mostram que a vida vegana não é só privações
Guloseimas juninas não estão fora da dieta vegana (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Quem pensa que os adeptos do veganismo levam uma vida de privações e sacrifícios está enganado. Apesar de ter como premissa uma dieta livre de produtos de origem animal, o vegan não precisa excluir as guloseimas do seu cardápio. Com criatividade e bom senso, é possível compor uma alimentação vegana cheia de delícias – incluindo os pratos típicos do período junino.

Para inspirar uma mesa junina farta e democrática, o São João Infonet traz três sugestões de receitas típicas à vegan. E se você não é vegan, não torça o nariz. Além de deliciosos, os pratos selecionados são opções perfeitas para quem deseja manter uma alimentação saudável e balanceada. Mas, antes das receitas, uma pergunta: você sabe a diferença entre vegetariano e vegano? A gente explica.

Enquanto o vegetariano abre mão do consumo de carnes, mas não exclui do cotidiano outros produtos de origem animal – como os laticínios e os ovos, por exemplo – , o vegano vai além da dieta. Ele procura eliminar todos os produtos de origem animal não só da alimentação, mas também do vestuário, dos produtos cosméticos e de limpeza. Ele se opõe ainda a todas as práticas que incluem a exploração animal, como touradas, apresentações circenses e testes de produtos em animais.

Feitas as explicações, vamos às delícias!

Bolo de amendoim não pode faltar na mesa junina (Fotos: Veggi e Tal)

Bolo de amendoim sem glútem

1 xícara de amendoins torrados, sem pele e sem sal
1 copo de água
1/4 de xícara de óleo de girassol
1 xícara e meia de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres de sobremesa de linhaça
1 colher de sobremesa de de tahine
1 xícara e meia de farinha de arroz integral
1 colher de sopa de polvilho doce
1 colher de sopa de fermento em pó

Bata no liquidificador o amendoim, a linhaça e a água. Adicione o óleo, o açúcar, o tahine e o chocolate e bata novamente. Em outro recipiente, misture os ingredientes secos e despeje o conteúdo do liquidificador por cima. Em uma forma pequena, untada e polvilhada com farinha de arroz, leve a mistura para assar em forno pré-aquecido em temperatura média por cerca de 40 minutos.

Pamonha de forno é opção mais simples, rápida e natural

Pamonha de forno

Milho ralado de 6 espigas
Meia xícara de água
1 xícara de açúcar
100g de coco ralado
1 pitada de sal
1 colher de sopa de óleo de girassol (opcional)

Bata no liquidificador o milho ralado e a água. Adicione os outros ingredientes e bata novamente.  Despeje em uma forma untada e leve para assar em banho-maria, no microondas ou no forno convencional pré-aquecido. Sirva cortado em quadradinhos.

Cuscuz de tapioca com coco

Cuscuz de tapioca com coco traz leite vegetal na receita

2 xícaras de farinha de tapioca hidratada
1 vidro de leite de coco
1 copo de leite de girassol ou outro leite vegetal
1/4 de xícara de água
4 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de sal
1 xícara de coco fresco ralado

Misture a farinha de tapioca com o sal. Ferva juntos os líquidos e o açúcar, juntando à tapioca em seguida. Aguarde esfriar, despeje o coco e coloque para gelar por pelo menos 1 hora.

transparência