18/05/2015 - 16:19
Ingredientes da estação inspiram receitas especiais
Batata-doce, abóbora e camarão são fartos no mês de junho
Milho, amendoim, laranja e mandioca são o carro-chefe da estação (Fotos: Divulgação)

Não é preciso ser especialista em gastronomia para saber: no mês de junho, o milho, o amendoim e a laranja são fartos na mesa do brasileiro. Mas nem só deles se faz uma estação rica em sabores! Muitas outras opções estão disponíveis nas feiras e mercados para variar a dieta, servindo de base para inovações na cozinha sem perder a tradição da comida nordestina.

O forte da estação, segundo agrônomos e nutricionistas, são as raízes: mandioca, inhame, batata-doce, gengibre e mandioquinha são algumas das opções mais abundantes. Mas os sabores cítricos também não ficam atrás, como é o caso da carambola, da tangerina e do kiwi. Entre os pescados e frutos do mar, é a vez do caranguejo, do camarão e da sardinha. O coco e a berinjela também estão na lista do mês.

Pensando nisso, o São João Infonet selecionou algumas receitas repletas de ingredientes da estação, para trazer inspirações à mesa junina. Entre eles, abóbora, batata doce, gengibre e laranja, além de camarão e sardinha. Tome nota e aprecie!

Gengibre substitui o coco na receita tradicional do doce de abóbora

Doce de abóbora com laranja e gengibre

300g de abóbora madura sem casca e em cubinhos
Suco de 2 laranjas
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de gengibre ralado, sem a casca
4 cravos-da-índia

Misture o suco de laranja, o açúcar e o gengibre e acrescente a abóbora e os cravos-da-índia. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar com a panela tampada até a abóbora se desmanchar. Mexa e deixe a mistura no fogo baixo até secar. Coloque em um pote fechado e mantenha na geladeira. Nesta receita, o coco é substituído pelo gengibre, deixando a versão mais light.

Famoso cuscus nordestino ganha versão especial, com camarão e sardinha

Cuscuz de camarão

3 colheres de sopa de azeite
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picados
8 tomates maduros sem pele
500g de palmito cortado em quadrados
200g de azeitonas verdes picadas
1 lata de sardinha
1,2kg de camarões
2 colheres de sopa de manteiga
3xícaras de farinha de milho
Meia xícara de farinha de mandioca
Sal a gosto

Doure a cebola e o alho no azeite já aquecido. Acrescente os tomates e cozinhe por 15 minutos.Coloque o palmito, a azeitona e a sardinha e cozinhe por mais 5 minutos. Em seguida, adicione os camarões e cozinhe por 10 minutos, sem deixar secar o molho. Coloque a manteiga e, logo depois, as farinhas. Se preciso, acerte o sal. Em fogo baixo, mexa até se tornar uma massa homogênea. Coloque em uma assadeira untada e enfeite na hora de servir. Uma dica é usar ervilhas, que também estão em alta na estação.

Tira-gosto de batata-doce tem massa leve e saborosa

Croquete de batata-doce

100g de carne seca
1 colher de sopa de cebolinha verde picada (só a parte branca)
1 dente de alho picado
2 colheres de sopa de azeite
800g de batata-doce
1 colher de sopa de salsinha picada
Pimenta-do-reino a gosto
Azeite para fritura
Sal a gosto

Deixe a carne seca de molho na véspera, trocando de água por 3 ou 4 vezes. Cozinhe a carne na panela de pressão até ficar macia. Doure no azeite a carne seca desfiada junto com o alho e um pedaço pequeno do que restou da cebolinha. Reserve. Cozinhe a batata-doce descascada na água com sal e amasse-a até formar um purê. Junte o purê à carne seca e misture. Acrescente a salsinha e a parte branca da cebolinha picada e mexa, temperando com sal e pimenta. Passe para uma travessa, espere esfriar e modele os croquetes. Frite-os no azeite quente.

transparência