Workshop: Feridas e Terapia por Pressão Negativa
29/07/2017













Evento será promovido pelo Senac no dia 29 de julho, em Itabaiana (Foto: arquivo Portal Infonet)


O Senac/SE, órgão integrante do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, irá promover o Workshop: Feridas e Terapia por Pressão Negativa. O curso acontecerá no próximo dia 29 de julho, no Centro de Formação Profissional do Senac/SE em Itabaiana, e podem participar enfermeiros, graduandos (a partir do 5º período), técnicos e/ou auxiliares em Enfermagem. Após a oficina, os participantes receberão um certificado de 6h.



O método de utilizar a pressão negativa sobre o leito da ferida através da esponja de poliuretano, popularizado como terapia a vácuo, foi introduzido há cerca de 15 anos, atribuindo seu sucesso ao controle do edema, redução do número de colônia de bactérias e aumento do fluxo sanguíneo local, com consequente melhoria do tecido de granulação.



A partir de então, os estudos têm sido desenvolvidos, com o objetivo de esclarecer o mecanismo de ação de pressões abaixo da pressão atmosférica no leito da ferida.



Programação



A programação do Workshop tem início às 8h com a palestra “Anatomia e Fisiologia da pele”, ministrada pela enfermeira e instrutora do Senac/SE, Klícia Andrade.



Na sequência, serão apresentadas as palestras “Definição, indicação e contraindicação da terapia por pressão negativa” e “Produtos utilizados na terapia por pressão negativa”, ambas ministradas pela enfermeira convidada Manuela Rivas, especialista no assunto.



Completam a programação do curso a apresentação de casos clínicos e demonstrações práticas.



Inscrições



As inscrições têm o valor de R$ 40 para auxiliares, técnicos e graduandos em Enfermagem (a partir do 5º período), e R$ 50 para enfermeiros. Mais informações pelos telefones (79) 3431-1655/5695.  



Fonte: Senac