A lei para todos
13/09/2017



Muita gente graúda acha que a lei não deve alcançá-la, pois foi feita para punir apenas pretos, pobres e prostitutas. Pelo menos é o que se depreende da reação raivosa do ainda presidente Michel Temer contra o relatório da Polícia Federal lhe apontando como o chefe do “quadrilhão do PMDB”. Injuriado, o homem saiu com nota denunciando que “garantias individuais estão sendo violadas”. Temer não contava era que, com base nas denúncias da PF, o Supremo Tribunal Federal autorizasse a abertura de mais uma investigação contra ele, desta vez pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e corrupção passiva. Ora, se a lei vale para anular os benefícios concedidos aos executivos do grupo J&F, Joesley Batista e Ricardo Saud, por que não tem valia para o mordomo de filme de terror? Alguém precisa dizer a essa gente encastelada em Brasília que ninguém está acima da lei, nem os três pês de preto, pobre e prostituta, e muito menos o P do presidente.



Semente plantada



E o deputado federal André Moura (PSC), líder deste governo temerário no Congresso, sonha mesmo em ser o futuro governador de Sergipe. Já tem até slogan de campanha: “Sergipe mais forte”. Através de sua competente assessoria, o moço tem espalhado não se interessar pelas duas vagas para o Senado: ou disputa a cadeira ocupada hoje pelo governador Jackson Barreto (PMDB) ou se contenta com a reeleição. Então, tá!



Aqui não, violão!



Veja o que publica o jornalista Eugênio Nascimento no blog Primeira Mão: O governador Jackson Barreto (PMDB) descartou a possibilidade de apoiar uma possível pré-candidatura do deputado federal André Moura (PSC) ao governo de Sergipe, em 2018. JB declarou que o nome que o PMDB está discutindo oficialmente, com simpatia e serviços prestados, é o do vice-governador Belivaldo Chagas.



Mamata ameaçada



Você sabia que governo de Sergipe desembolsa anualmente R$ 1 milhão para pagar aposentadorias a ex-governadores. O cálculo é do deputado estadual Georgeo Passos (PTC), autor do projeto que acaba com essa mordomia. “É injusto que uma pessoa exerça o cargo de governador por seis meses e ganhe, pelo resto da vida, uma aposentadoria de R$ 30 mil”, diz Passos. Certíssimo!



Educação de luto



Um tiro tirou a vida da jovem professora Ivana Santana Souza Oliveira, 45 anos. Ela foi assassinada ontem à noite, em frente ao Colégio Estadual Guilherme Campos, em Campo do Brito, onde trabalhava. Os criminosos a alvejaram dentro do carro e fugiram em uma motocicleta. Lastimável!



Bem vindo



Não será por falta de convite que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PMDB), deixará de vir a Sergipe. Na última segunda, Jackson Barreto (PMDB) convidou o colega para visitar a terrinha. Ontem, foi a vez de o senador Eduardo Amorim (PSDB) convidar o tucano paulista para participar, em Itabaiana, de um encontro de prefeitos e vereadores sergipanos. Alckmin aceitou os dois convites.



Novo shopping



O Grupo ACF reuniu lojistas para um café da manhã nas instalações do futuro Aracaju Parque Shopping, localizado na zona norte da capital. Com 84% da obra concluída, o empreendimento deverá ser inaugurado em abril de 2018. Anteriormente, a previsão de inauguração do novo centro de compras era para o primeiro semestre deste ano.



Cofre vazio



Os professores de Aracaju prometem manter a greve, mesmo sabendo que a Prefeitura não concederá este ano o reivindicado reajuste salarial de 7,65%. Os grevistas foram à Câmara pedir apoio dos vereadores. O líder do governo municipal, vereador Professor Bittencourt (PCdoB), se colocou a disposição da categoria para dialogar, porém disse que reajuste, se tiver, só em 2018 ou quando Deus der bom tempo. Misericórdia!



Catálogo do Bispo



O grande artista sergipano Arthur Bispo do Rosário (1909-1989) que, por 50 anos, viveu na Colônia Juliano Moreira, no Rio, diagnosticado com esquizofrenia, ganhará um catálogo raisonné. Até hoje, poucos brasileiros foram comtemplados com esta publicação. O catálogo reunirá mais de 800 trabalhos de Bispo do Rosário e tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2018. Esta informação foi publicada em O Globo pelo jornalista Ancelmo Gois.



Cobrança federal



O governador Jackson Barreto (PMDB) cobra do governo federal que ajude os estados no combate à violência. Segundo ele, o Palácio do Planalto precisa assumir a responsabilidade de fechar as fronteiras visando reduzir o tráfico de armas e drogas. Esta posição de JB está na Carta de Diamantina (MG), assinada por ele e pelos governadores de Minas, Piauí, Rondônia, Rio Grande do Norte, Acre e Mato Grosso.



Dia de autógrafo



O desembargador aposentado Manuel Pascoal Nabuco D’Ávila lança hoje o livro “Visão política de Sergipe (1946 a 2016) tudo como dantes”. Será a partir das 17h, no Museu da Gente Sergipana, centro de Aracaju. Prestigie!



Recorte de jornal













Publicado no jornal aracajuano A Notícia, em 2 de dezembro de 1896


Resumo dos jornais