Católicos celebram 300 anos de Nossa Senhora Aparecida
11/10/2017













A imagem da santa foi encontrada há 300 anos (Foto: Arquivo Portal Infonet)


A história conta que há 300 anos, uma imagem simples e quebrada encontrada por pescadores se transformou numa referência de fé para os católicos. Celebrado no dia 12 de outubro, o Dia de Nossa Senhora Aparecida é repleto de significados para os cristãos brasileiros e comemorado em várias partes do país, inclusive em Sergipe.



O Padre Peixoto, pároco da Catedral Metropolitana de Aracaju, explica que a imagem da santa traz uma representação para todos os católicos do país, sobretudo para a população negra. “Ela representa os escravos e oprimidos, sobretudo daquelas épocas. Além disso, por ter sido encontrada no Rio Paraíba ela também tem uma representatividade para os pescadores”, explica.



Segundo o padre, Nossa Senhora representa também o amor para com os fiéis. “Ela é a mãe do amor, que está sempre ao lado dos pequenos, lutando contra as injustiças e cuidando de cada filho”, declara.



De acordo com ele, a programação para Sergipe nesta época do ano é especial, principalmente no Santuário Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro Bugio. “A grande concentração acontece no Bugio, mas também temos programação em todas as capelas de Nossa Senhora Aparecida, além das celebrações que acontecem no Sertão sergipano. Todas as igrejas haverão de celebrar o dia”, afirma.



Por Yago de Andrade e Verlane Estácio