Saiba o que funciona no feriado do dia 15 de Novembro
14/11/2017















No feriado da próxima quarta-feira, 15, é comemorado o Dia da Proclamação da República. Alguns serviços terão seu horário alterado. Confira!



Relembre a data

Marechal Deodoro da Fonseca, militar e político brasileiro, proclamou a República Brasileira, no dia 15 de novembro ano de 1889, no Rio de Janeiro. Assim, ele derrubou a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e instituindo um governo provisório, que tinha ele como presidente e o Marechal Floriano Peixoto como vice.



Museus

O Instituto Banese informa que o Museu da Gente Sergipana funcionará normalmente no feriado, das 10h às 15h.



A Secult informa que os Museus de Artes Sacra e o Museu Afro, ambos de Laranjeiras abrem das 9h às 13h. O Museu Histórico de São Cristóvão também funcionará no feriado das 9h às 13h.



Supermercados

A Associação Sergipana de Supermercados (Ases) informa que no dia 15 de novembro, feriado nacional em comemoração a Proclamação da República, os supermercados de Sergipe podem funcionar. A concessão de abertura foi negociada na Convenção Coletiva de Trabalho 2017 do setor supermercadista.



GBarbosa

As lojas da rede GBarbosa funcionam em horário diferenciado no próximo dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República.

O Hiper Sul, Jardins, Farolândia, Francisco Porto, Norte e Riomar fecham às 21h.  Lojas da Atalaia, Augusto Franco, Ponto Novo, Orlando Dantas e Santa Maria fecham às 15h. GBarbosa do Mercado e São José encerram as atividades às 13h. O Hiper Centro às 14h; Hiper Socorro às 22h e Luzia às 18h.



Bompreço

No próximo dia 15 (feriado), os hiperes e supermercados Bompreço e Todo Dia abrem das 7h às 20h.



Shopping Jardins

Em virtude do feriado da Proclamação da República, o Shopping Jardins funcionará em horário especial. Na quarta-feira,15, as praças de alimentação Jardins e Arcos, os restaurantes Ferreiro, Senzai e Austrália, as operações de recreação, Puppy Play, Clube das Estrelinhas e Game Box, abrirão das 12 às 22 horas. Demais lojas e quiosques funcionarão das 14 às 20 horas. As atrações Vila de Natal, Parquinho, Trenzinho e Cineminha dos Smurfs também irão funcionar das 14 às 20 horas, mesmo horário em que o Papai Noel estará no shopping recepcionando crianças e adultos. O Cinemark e o hipermercado G.Barbosa obedecerão aos horários de suas respectivas redes.



Shopping Prêmio

Todas as lojas do Shopping Prêmio irão funcionar no feriado do dia 15 de novembro em horário normal, das 10h às 22h.



RioMar Shopping

O RioMar Shopping abrirá em horário especial. As lojas localizadas nas praças de alimentação e operações de lazer funcionarão das 12h às 22h. Já a pista de patinação, instalada na Praça de Eventos Rio, irá abrir das 12 às 22 horas. O Restaurante Ferreiro Grill irá operar a partir das 12h e as demais lojas, incluindo âncoras e megalojas, abrirão das 14h às 20h. O Cinemark obedecerá a programação estabelecida pela rede. 14 às 20 horas, o Papai Noel estará na Praça de Eventos Mar à disposição da criançada para receber as cartinhas e sessão de fotos.



Mercados e Feiras Livres

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) comunica que os mercados centrais Albano Franco, Thales Ferraz e Antônio Franco, e o mercado vereador Milton Santos, localizado no Conjunto Augusto Franco, irão funcionar nesta quarta-feira, 15 de novembro, até o meio-dia. Os mercados setoriais (bairros) estarão fechados. Já as feiras livres, que acontecem neste dia, serão realizadas normalmente.



Comércio de Aracaju



O Sindicato dos Comerciários informa que mediante acordo coletivo, as lojas poderão abrir nesta quarta-feira, 15, feriado referente à Proclamação da República. Segundo a assessoria, o acordo específico para os segmentos lojista e de supermercados, também assegura a seguinte jornada de trabalho: para comércio em geral  será das 8h às 14h.  As empresas podem optar pela abertura 10h às 16h, das 12h às 18h horas ou das 14h às 20h, limitando-se a apenas um dos horários. Segundo explicou o presidente do Sindicato dos Comerciários, Ronildo Almeida, a negociação estabeleceu garantias para os trabalhadores caso os estabelecimentos comerciais decidam pela abertura no feriado



Educação

As escolas da rede municipal de educação não funcionarão no dia 15. A CCTECA Galileu Galilei também não abrirá no feriado, voltando ao seu horário normal na quinta-feira, dia 16.



Funcaju

Durante o feriado, todas as unidades da Funcaju estarão fechadas, retornando aos horários normais de funcionamento no dia seguinte, quinta-feira, 16.



Hemose

A assessoria de comunicação do órgão informa que dia 15 de Novembro a instituição fechará, voltando ao seu funcionamento normal (7h30 às 17h) no dia 16 de novembro.



Unidades de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju informa que as unidades de pronto atendimento Nestor Piva e Fernando Franco e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) 24 horas estarão abertos no feriado da próxima quarta-feira, 15. As demais unidades estarão fechadas.



Parque da Sementeira

O Parque Augusto Franco (Sementeira) abrirá em horário normal, das 5h às 21h.



*A matéria foi alterada às 14h59 do dia 14/11 para correção de informação do comércio