Gestão do Fórum de Secretários Municipais toma posse
12/01/2018













O encontro marcou a primeira reunião da entidade de 2018


Representantes de vários municípios do Estado se reuniram nesta sexta-feira, 12, em Aracaju para a primeira reunião do Fórum dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura de Sergipe (Focult-SE) de 2018. No encontro, organizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), os gestores realizaram a posse da nova diretoria do Fórum que passa a ser presidido pelo secretário Municipal de Cultura, Turismo e Lazer de Capela, Josival Bezerra.



“O Fórum tem uma importância muito grande, inicialmente pela capacidade de integrar a cultura. Acho que nosso grande desafio é propor uma grande campanha para que os municípios sergipanos participem do Fórum, porque só teremos força, quando tivermos uma maior representatividade” afirmou o novo presidente.



A nova presidência é composta ainda pelo vice, Everaldo Fontes (São Cristóvão); secretaria, Maria Caetana (Boquim); suplente de secretaria, Gilton Rezende (Maruim); assessor de comunicação, Périclys Rocha (Japaratuba); e suplente de comunicação Cícero Dias (Pinhão). Na abertura do evento, o superintendente executivo da Secult, Irineu Fontes, foi homenageado pelas suas contribuições enquanto idealizador e primeiro presidente do Fórum.



O Secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, participou da cerimônia de posse, cobrando mais aderência ao fórum. “Esperamos que esta nova gestão do Fórum desenvolva um grande trabalho, não só como entidade elaboradora de programação cultural, como também de um órgão consultivo. Que esta seja uma gestão profícua, que consiga cada vez mais congregar todos os secretários e órgãos de cultura do Estado”, ressaltou.



Em seu discurso de posse, Josival Bezerra, também falou sobre a necessidade de instituir os sistemas de cultura nos municípios que ainda estão sem. “Vamos discutir os sistemas municipais de cultura, aproveitando a experiência dos que já fizeram para orientar os demais. Porque o Sistema é um instrumento importante, que nos dará autonomia para que as políticas estaduais de cultura aconteçam efetivamente nos municípios”, argumentou.



Já o secretário de cultura de Pirambú, Tiagony Hellen, se despediu do cargo de presidente que ocupou ao longo de 2017, agradecendo a todos. “Agradeço imensamente a todos que contribuíram neste período que eu estive a frente do Fórum. Neste espaço pude aprender muito, sobretudo, com Irineu Fontes, que compartilhou seu conhecimento tão valioso comigo”, destacou.

 

Sobre o Focult



Criado em 2012, o Fórum dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura de Sergipe tem como principal objetivo trabalhar pelo fortalecimento da cultura em Sergipe, através de parcerias e ações coletivas. Nele são debatidos temas como o Plano Estadual de Cultura, os sistemas estaduais, política de editais, ações do Ministério da Cultura, entre outros temas.



COMPOSIÇÃO DA NOVA DIRETORIA



I. Presidência: Josival Bezerra (Capela)

II. Vice-presidência: EveraldO Fontes (São cristóvão)

III. Secretaria:

Titular: Maria Caitana (BoqUim)

Suplente: Gilton Rezende (Maruim)

IV. Coordenação de Comunicação:

Titular: Périclys Rocha (Japaratuba)

Suplente: Cicero Dias (Pinhão)



V. coordenação de Articulação Territorial:



1. Leste Sergipano: Ângela (Divina Pastora)

2. Grande Aracaju: Bráulio (Itaporanga D’Ajda)

3. Sul Sergipano: Vanicley (Arauá)

4. Centro-Sul: André Barbora (Lagarto)

5. Agreste Central: Wesley (Moita Bonita)

6. Alto Sertão: Mirian (Nossa Senhora da Glória)

7. Médio Sertão: Ari Pereira (Nossa Senhora das Dores)

8. Baixo São Francisco: Ivo Sobrinho (Muribeca)



VI. Conselho do Fórum:



Presidente: Thíagony Hellen (Pirambu)

1. Membro: Valdenis Barreto (Santo Amaro das Brotas)

    Suplente: Maria da Silva (Barra dos Coqueiros)

2. Membro: Jeferson Augusto (Riachão do Dantas)

    Suplente: José Santos (Ribeirópolis)



Fonte e foto: Secult