Diga-me em quem vota e lhe direi quem és! Está tudo dominado pela corrupção
09/02/2018



“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.





Este ano o blog completa 12 anos na Infonet. Antes o titular deste espaço escreveu colunas políticas em alguns jornais e como é um espaço















informativo, mas principalmente opinativo, nunca escondeu sua ideologia e sua posição política. E nunca esconderá em nome de uma falsa imparcialidade que alguns bradam em alguns espaços midiáticos.



O problema, ou melhor, a solução, é que em Sergipe todo mundo se conhece. Sergipe Del Rey é a terra dos acordões políticos. Alguns claramente outros obscuramente quando os envolvidos estão com alta rejeição ou atolados nas lamas das improbidades administrativas e da corrupção.



Tem gente que prefere atacar a imprensa e não assumir que anda com corrupto. É aquele ditado, “diga com quem andas que direi quem és.”  Em 2018 será assim: “Diga-me em quem vota e lhe direi quem és!” E quem anda com corrupto, não adianta tentar passar que é inocente ou diferente: também é corrupto.



Que Deus continue abençoando e protegendo este espaço para que continue na missão de ajudar – colaborando com alguns abnegados não só da imprensa, mas também de órgãos fiscalizadores importantes – a proteger Sergipe contra os larápios do dinheiro público!



A verdade é que está tudo dominado pelos corruptos. Só a eleição de 2018 poderá não acabar, mas reduzir esses índices de pouca vergonha no país e em nosso pequeno Sergipe. Que Sergipe deixe de ser de “Del Rey” e vire um Estado de verdade.





Uma entrevista no canal Debate Legal ( you tube) interessante. O combate à corrupção tem sido destaque no noticiário nacional há algum tempo. Mas será que as devidas garantias dos acusados têm sido observadas? No programa  Alessandro Vieira, que é delegado de Polícia Civil em Sergipe e já ocupou o posto de Delegado Geral, trata obre o tema.















MPE investigará “supersalários” de diretores do Hospital de Cirurgia. É bom confrontar folhas do Cirurgia com a da saúde  Uma dica para o promotor de justiça Francisco Lima Júnior, da Promotoria dos Direitos à Saúde (MPE/SE) que solicitou a folha de pagamento do Hospital de Cirurgia para verificar a denúncia de supersalários de diretores. Faça uma comparação de alguns nomes das duas folhas. Por exemplo, tem gente que ganha R$ 9 mil como médico lotado na unidade de Socorro e só trabalha no Hospital de Cirurgia, situação idêntica de uma médica. É só confrontar os salários e os horários, nada mais.



PRB nacional quer Heleno disputando o Senado E o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, reunido com os 24 parlamentares da bancada federal do partido, reafirmou que Heleno Silva disputará o Senado este ano.                                                           



Jackson não vai mais esconder aliança branca com André. Genro de Almeida participa de ato com André Moura  Depois de tentar negar,













André e ao fundo o genro de Almeida. Agora por todo o Estado onde chegam aliados de Jackson com André Moura a população envia fotos. Sem falar nas vaias...


esconder e denegrir a imagem do titular deste espaço, Jackson Barreto resolveu escancarar a aliança branca com André Moura. Na quinta-feira, 08, em um evento em Poço Redondo, o genro de Almeida, Breno Silveira, apareceu com André Moura (ele no fundo, na foto ao lado). Agora sim, palmas para Jackson que resolveu assumir e mostrar que a aliança está firme. Um detalhe: nesse evento em Poço Redondo, tirando meia dúzia de pessoas da comitiva do prefeito que aplaudiu, a população vaiou o líder do governo Temer que tem 90% de rejeição em Sergipe.





Na FAN FM, empresário mostra a realidade: calote do governo estadual vem quebrando empresas  Uma entrevista do empresário Marcos Pinheiro, na FAN FM, ao radialista George Magalhães, que tem uma empresa na área de vigilância e segurança, passa por por problemas pelo atraso das faturas pelo governo do Estado, confirmou algo que muitos empresários dizem nos bastidores: nos últimos anos o calote do governo de Sergipe vem quebrando empresas, em várias áreas. Só a empresa dele deve demitir nos próximos dias cerca de 200 colaboradores.



Oposição não faz levantamento Marcos Pinheiro citou várias empresas de segurança, com muito tempo de atuação que foram fechadas por conta de calotes da Fundação Renascer, da Emdagro e tantos outros órgãos do governo estadual. É uma bola de neve com desempregos, impostos reduzidos e o dinheiro sem circular. Se a oposição fosse inteligente e unida faria um levantamento destas empresas que fecharam pelo calote do governo. São muitas e o número de desempregados milhares.



Atualização dia 15 de fevereiro Devido ao feriadão de Carnaval o blog só será atualizado na próxima quinta-feira, 15. Excelente folia para quem vai brincar o Carnaval e um ótimo descanso para os que vão aproveitar para descansar e renovar as energias positivas. 



De João Fontes pelas redes sociais: “O povo nunca sabe do que se passa num tribunal escolhido por políticos! Sepúlveda articula com Sarney uma saída para Lula! Lembrem do Acordão para salvar Aécio no senado! Dilma sofreu o impeachment sem perder os direitos políticos como previsto na constituição! Isso tudo aconteceu com as televisões mostrando. Imaginem às escondidas! Isso é Brasil.”



Reconhecimento Na quinta-feira, 8, aconteceu o sorteio na Caixa das 544 casas do Residencial Marcelo Déda, na Barra dos Coqueiros. Além da alegria dos contemplados, fica o bom exemplo do prefeito Airton Martins (MDB) no nome escolhido para ser homenageado. "Déda foi um grande governador, um grande amigo. Mas, acima de tudo, um homem exemplar, que jamais deixou de lutar pelos seus sonhos de uma sociedade melhor. Então, nesse momento em que tantas famílias realizam o sonho da casa própria, nada melhor do que homenagear Déda, eternizando seu nome em uma obra tão importante", avaliou Airton Martins.                                               













Nas redes sociais são divulgadas as ações "gratificantes" sem interesses eleitorais.


Crimes eleitorais em SE. Será que a Procuradoria Eleitoral está fiscalizando e vai “barrar” algumas candidaturas? Quando o blog alerta que Sergipe Del Rey é diferente de todo país, alguns não acreditam. No período onde os políticos, autoridades e empresários estão sendo presos, processados e devolvendo dinheiro aos cofres públicos, em Sergipe, os crimes eleitorais campeiam por todas as regiões. E não precisa montar equipes e viajar para os municípios para fiscalizar não. Basta monitorar as redes sociais dos políticos e de seus aliados. Pelo que o blog tinha conhecimento, o candidato não pode doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor nada com o fim de obter-lhe o voto. No print ao lado uma eleitoral de Breno Silveira, genro de Almeida Lima e pré-candidato a deputado estadual, agradece a entrega de uma cadeira de roda para uma criança. “Obrigado por atender mais um pedido meu,” arrepare! E não adianta: se a cadeira foi comprada com dinheiro dele é crime, se foi com dinheiro público pior ainda...







Crimes eleitorais em SE. Será que a Procuradoria Eleitoral está fiscalizando e vai “barrar” algumas candidaturas? II Outro crime é o abuso do poder econômico nos últimos meses por pré-candidatos. São patrocínio para um













Blocos carnavalescos, torneios de futebol, vaquejada e tudo que é evento tem patrocínios de pré-candidatos. Sem abuso do poder econômico...


grande número de eventos, como por exemplo, esportivos, vaquejadas e festas, inclusive agora no Carnaval. Certamente a Procuradoria Regional Eleitoral está fiscalizando e fazendo fartos dossiês. Está comprovando o potencial do abuso econômico para interferir no pleito de outubro. Os leitores podem ajudar enviando fotos e vídeos. No print ao lado um exemplo claro de abuso do poder econômico: os pré-candidatos Gustinho Ribeiro (candidato a deputado federal) e Breno Silveira (candidato a deputado estadual) patrocinam um bloco em Itabaianinha.



Alagoas reduz em 23% o número de homicídios no mês de janeiro O ano de 2018 começou positivo na Segurança Pública de Alagoas. Dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), apontam que no mês de janeiro houve queda de 23% no número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) em comparação ao mesmo período do ano anterior.



Homícidios O levantamento do Neac revela que em todo o Estado foram cometidos 161 homicídios em janeiro. Já no mesmo mês em 2017, ocorreram 208 mortes. Também houve redução no número de homicídios em Maceió. No ano de 2017, foram registrados 79 homicídios e em 2018 o número caiu para 54, uma redução de 32%. Já em Sergipe...



Portal A8SE é lançado no instagram com campanha contra as “Fake News” O portal A8 faz parte do grupo Sistema Atalaia e possui uma credibilidade muito grande quando o assunto é informação. Recentemente, foi lançado através da agência de comunicação Vc Vahle, gerenciada por Grace Franco, o instagram do @portala8se, que é uma plataforma de notícias com uma nova roupagem para as redes sociais. Para a estreia, a agência idealizou a campanha #FAKENEWS que tem como objetivo orientar os seguidores a checar sempre a fonte onde a informação é inserida.  Todo o conceito da campanha foi criado para desmistificar que nem tudo que está na internet é verdade. O posicionamento da campanha começou com vídeos com informações coletadas da internet que as pessoas começaram a compartilhar e acreditar no conteúdo. De início a campanha começou no Instagram, @portala8se, depois para a Tv Atalaia e foi criado um spot, transmitido na Mix Fm e CBN, fazendo uma unidade em toda a campanha. Siga @portala8se e #factchecking





O que falta para Ernando Rodrigues pegar o boné e deixar o Confiança?  Falta transparência Quem diria: o Confiança, que vinha sendo exemplo de profissionalismo no futebol sergipano em pouco tempo, por coincidência com a chegada do novo presidente, ou desculpe, diretor de futebol, Ernando Rodrigues, desce ladeira abaixo. Um vexame jogar pelo empate e não passar para a outra fase da Copa do Brasil.



O que falta para Ernando Rodrigues pegar o boné e deixar o Confiança?  Falta transparência II Conversando com torcedores e alguns colaboradores do Confiança, o blog descobriu que falta a prestação de contas do ano passado (foram feitas de janeiro a março). É preciso transparência mostrando como está sendo aplicado o dinheiro do sócio torcedor, da cota da Copa do Brasil, da cota da Copa Nordeste e da venda dos jogadores. O blog assistiu a entrevista do dirigente Ernando no programa Bola em Jogo, da Aperipê TV. Um trecho para o leitor que gosta do futebol sergipano tirar suas conclusões:















Desvendando os Segredos da Coluna Vertebral Esse é o título do livro do professor pós-doutor da Universidade Federal de Sergipe, Miburge Bolívar Gois Júnior, que será lançado no próximo dia 22, às 8h30, na sala dos Conselhos Superiores da Reitoria da UFS. Na oportunidade, haverá um bate-papo sobre a abordagem da obra, que traduz conceitos acadêmicos e uma experiência profissional sólida do autor, a partir de uma linguagem simples, porém não simplista, que expressa a busca por uma melhor qualidade de vida, através do conhecimento sobre as funções da coluna vertebral, orientações preventivas posturais, formas de alongamento e exercícios de mobilidade articular.



Comandante da Capitania dos Portos visita a Semict e participa de reunião com barqueiros da Orla Pôr do Sol Na tarde da quinta-feira, 8, o novo comandante da Capitania dos Portos de Sergipe, o capitão de Fragata Alessandro Pires Black Pereira, acompanhado pelo primeiro tenente Vandré Melo, fez visita de cortesia ao secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Santana. No encontro, foram debatidos assuntos de interesse comum entre a municipalidade e a Capitania dos Portos relacionados com o turismo aquático.



Ordenamento Jorge Santana convidou os oficiais a participar de uma reunião com representantes dos barqueiros e embarcações que fazem o transporte aquaviário na região do Mosqueiro. Na pauta, o ordenamento das atividades na área - compreendendo a Orla Pôr do Sol, Croa do Goré, Ilha dos Namorados e Viral -, em razão da presença, por vezes simultânea, de banhistas, catamarãs, lanchas, barcos pesqueiros, pranchas de stand-up paddle e jet ski, oferecendo riscos a banhistas e conflitos entre as diversas embarcações e equipamentos de entretenimento náutico.



Fiscalização O comandante Alessandro Black explicou a todos a competência da Capitania dos Portos quanto às questões de fiscalização das embarcações e dos seus condutores, revelando que, desde sua posse, tem feito permanentes visitas na área para conhecer os problemas envolvendo embarcações, banhistas e equipamentos náuticos de entretenimento. “Me causou preocupação a questão do ordenamento, ou seja, o uso do espaço com lanchas, pranchas de surf e banhistas”, destacou.



Projeto Jorge Santana explicou os limites de atuação da gestão municipal na fiscalização náutica, devido a ausência de legislação específica, e pediu ao comandante da Capitania dos Portos um estudo para auxiliar na elaboração de um projeto de balizamento que discipline o tráfego de embarcações no leito do rio Vaza-Barris. 



Projeto solidário para beneficiar crianças carentes do loteamento Guajará, em Socorro E através de uma entidade espírita o professor e carareka













Colabore com um projeto social que beneficia dezenas de crianças. 


consagrado nacionalmente, Yoacan Jócelis, iniciou um projeto solidário para ajudar crianças carentes do loteamento Guajará, em Nossa Senhora do Socorro. Inicialmente são duas turmas, cada uma com 20 crianças, com aulas de 15 em 15 dias. Quem desejar cooperar com o projeto com quimonos e tapames e só ligar para  (79) 8809-0037.





Funcionamento Shopping Prêmio durante o carnaval No fim de semana que antecede o carnaval o funcionamento do shopping será normal. No sábado (10), das 10h às 22h, e no domingo (11), das 12h às 22h. Nos dias 12 e 13 o Shopping estará fechado. O funcionamento será retomado na quarta-feira (14) ao meio-dia. Aproveitamos para informar que o Cinesercla, que funciona em horário próprio,  funcionará normalmente durante o período e com preços diferenciados. Para aqueles que pretendem aproveitar o período de folga longe da folia, a partir de amanhã (08) até o dia 14/02 todos os clientes pagarão meia-entrada.





PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES - (79) 99890 2018



Processo da chamada pública de assistência técnica do Incra/SE Pelo zap, um dos integrantes da comissão esclarece alguns pontos: "Primeiramente a chamada não teve resultado publicado. Só foi analisada a primeira parte do processo (que são as documentações iniciais e não envolve a parte técnica). Participaram 4 entidades/empresas, onde 2 foram eliminadas por não apresentarem a documentação correta. Vale salientar que houve total transparência, as próprias empresas acompanharam a documentação de cada uma de suas concorrentes e tiveram voz para reinvindicar algum erro que possa ter contido na documentação. Ao final da processo 2 foram eliminadas e as próprias assinaram uma ata de acordo. Com relação a membros da comissão conter servidores militantes de partido ou movimentos sociais, essa é mais uma informação mentirosa. Pelo que até onde sei não existe ninguém militante.”





Concursados Japaratuba Pelo Zap: “A prefeita de Japaratuba não chama os aprovados no Concurso, no entanto faz contratos para as vagas dos aprovados. cadê o Ministério Público que não faz nada, é só olhar no site da prefeitura e ver.”



Sobre nota Prefeitura de São Cristóvão, área da saúde Pelo Zap: “Essa nota está errada. Os médicos que trabalharam na UPA 24 horas do Eduardo Gomes, não receberam os salários de novembro e dezembro. O que será pago dia 07 de fevereiro 2018 é o salário referente apenas ao mês Janeiro, deixando pra depois o salários de novembro e dezembro 2017.”



Eleição na Câmara de São Cristóvão, 15 de fevereiro  Pelo zap: “O Município de São Cristóvão está prestes a dar um passo importantíssimo ao avanço político. O grupo encabeçado por Vanderlan Correia (Presidente da Câmara Municipal) fará história, pois pretende criar uma câmara autônoma e completamente independente do poder executivo, com isso, ganhará o executivo municipal, o parlamento e principalmente o povo. Acontecerá no próximo dia 15 de fevereiro do presente ano a eleição da mesa diretora que direcionará os trabalhos do 2° biênio (2019/2020) da atual legislatura, sendo que uma das chapas será composta por  *Vanderlan Correia*- MDB (presidente), *Tony da Academia*- PSC (vice presidente), *Rafael Araújo*- PT (1° secretário) e *Leandro da Renovação*- SD (2° secretário). Essa nota é assinada pelos 09 vereadores que são: Vanderlan Correia; Mago; Tony da Academia; Leandro da Renovação; Rege do Rosa Maria; Rafael Araújo; Morgan Prado; Vanderlan Nego e  Irmão Lilo Abençoado. Essa é chapa contra a chapa do prefeito, que apoia Paulo Jr.”





PELO E-MAIL E FACEBOOK



Nota de esclarecimento – Emgetis



Em resposta à nota publicada no blog Cláudio Nunes, hospedado no site da Infonet, na data de 07 de fevereiro de 2018, com citação anônima, a qual diz representar empregados da Emgetis, esclarecemos que:



1- A Emgetis tem atendido às determinações do Governo de Sergipe que, através da contenção de despesas e economia, busca equilibrar as contas do estado, enfrentando as dificuldades financeiras causadas pela crise profunda que tem afetado o País e, em consequência, o estado;



2- As medidas de contenção de despesas do Governo do Estado são de conhecimento público e se aplicam não somente à Emgetis, mas também aos demais órgãos e empresas públicas do estado. Dentre as medidas, estão a redução de contratos de terceirização de mão-de-obra em 25% e suspensão de hora-extra e prorrogação de expediente;



3- Quanto à cessão gratuita do espaço da Emgetis à Associação dos Funcionários da Emgetis (Assesp), ressaltamos que, diante da necessidade de redução de despesas, tornou-se inviável a manutenção de pagamentos pela empresa com a limpeza e das taxas de água e de energia do referido espaço;



4- Motivo maior foi constatado após a última inspeção realizada na cantina, no dia 30 de outubro de 2017, quando foram identificadas irregularidades que iam de encontro às normas vigentes da Vigilância Sanitária no tocante à preparação, armazenamento e fornecimento de alimentos no local designado à cantina e a utilização de gás inadequado (podendo ocasionar um acidente fatal);



5- E, para regularizar o funcionamento desta cantina, seria necessário investimento para toda a adequação da estrutura existente às normas da Vigilância Sanitária, o que no momento seria inviável, diante do momento de contenção de despesas que vive a administração estadual;



6- Frise-se que a pessoa responsável pela locação da cantina havia comunicado à Assesp, e em seguida à presidência da Emgetis, sobre o seu desinteresse em manter o fornecimento de alimento no local, por questões financeiras, o que se agravaria, ainda mais, devido ao novo horário de funcionamento da empresa, de 7h às 13h (que tinha como consequência prevista a redução do número de empregados que almoçariam no local).



7- Por fim, afirmamos que a nossa gestão tem trabalhado embasada em leis e normas que visam a preservação do bem público e coletivo, evitando que alguns sejam beneficiados em detrimento de outros.



Atenciosamente,



Assessoria de Comunicação da Emgetis





Almeida joga pá de cal em candidatura de Belivaldo De um leitor e servidor público:



Com um amigo desses, quem precisa de inimigo? O Secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, joga uma grande pá de cal na pretensão de Belivaldo administrar o Estado. Em entrevista no programa de Gilmar Carvalho admite que não tem nada a fazer em relação ao problema que ele criou, extinguir as Fundações. Serão milhares de empregados postos na rua “se alguém conseguir construir uma solução, eu assino”, arrepare.



Aliás, não é só colocar tanta gente na rua. Almeida também ameaça implicar o futuro governador em desrespeito a Lei de Responsabilidade Fiscal, afinal o Estado já se encontra no limite prudencial. O que será que vai acontecer quando os empregados cedidos pela Secretária a FHS voltarem para a folha do Estado? São milhares de médicos, enfermeiros e técnicos que hoje estão não estão entrando nessa conta.



Será que a previdência realmente é um problema? Com o fim das fundações Almeida vai onerar a previdência do Estado e mais, vai impor o pagamento do INSS de um monte de gente. A FHS hoje é isenta desse pagamento graças ao Certificado de Entidade de Assistência Social. Mais alguns milhões para a conta do governo.



Fala-se tanto da dívida da FHS com seus credores, mas ninguém abre a caixa preta da dívida da SES com a FHS, afinal, ela deve quanto às fundações? O Problema é de gestão de que órgão mesmo? Fala-se, em off, que a FHS é a maior credora do Estado e apesar disso a dívida dela é um dos argumentos para extingui-la. Vão fechar a SES também ?



Uma coisa é certa, o problema das fundações é que existe uma grande batalha de egos, o procurador do MPF disse em audiência que o direito dele era fraco e mandou até cartinha defendendo o Secretário (único que deu corda pra ele), mas insistiu em fechar a fundação, o secretário de Saúde é contra as fundações por um motivo evidente, foi criada por Rogério Carvalho. Aparentemente as disputas de egos, vão colocar milhares na rua. Deveriam encerrar os acordos e deixar a decisão para o Juiz Federal Edmilson Pimenta, ele sim é uma pessoa que se importa com o povo.





PELO TWITTER                                                                                                                                                                                                              

















www.twitter.com/AntonioSamarone O duro será explicar ao Secretário da Saúde do que se trata...





www.twitter.com/Thiago_Reis_Aju Atenção servidores celetistas da @FHS_SE!! O Secretário Almeida Lima, convocou reunião com todas as entidades sindicais que representam os servidores celetistas da FHS para amanhã 09/02, para formalizar a revogação da estabilidade dos servidores e pedir penico aos sindicatos. Desde o início de sua gestão à frente da @Saude_Sergipe, diversas foram as declarações públicas do Sec. Almeida Lima garantindo a estabilidade de todos os servidores celetistas da @FHS_SE. Agora a história é outra, a do salve-se quem puder, ou tiver teoria jurídica para tal.





www.twitter.com/igormangueira "Nunca se vence uma guerra lutando sozinho. Você sabe que a gente precisa entrar em contato. Aceitar o aperto de mão de um possível aliado. Coragem se o que vc quer é aquilo que pensa e faz. Coragem eu sei que vc pode mais". (Raul Seixas)



www.twitter.com/cacaucb_ Desconfie de quem sempre argumenta debochando do outro. É um comportamento típico de pessoas dissimuladas que 













L


disfarçam a falta de conhecimento tentando aparecer + q o debate.



www.twitter.com/tomleao De grão em grão, giu-mar vai libertando toda a gang do Cabral. Só falta o chefe.





Cláudio Nunes no Face e no twitter:



https://www.facebook.com/blogclaudionunes/



http:// www.twitter.com/BlogClaudioNun





Frase do Dia



“Quando os homens são puros, as leis são desnecessárias; quando são corruptos, as leis são inúteis.” Benjamin Disraeli.