Prefeitura de Aracaju lança Programa Primeira Infância
13/03/2018













Lançamento acontece dia 14 a partir das 15h (Foto: Danillo França)


Nesta quarta-feira, 14, a partir das 15h, no auditório da Escola Municipal Papa João Paulo II, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, lança o Programa Primeira Infância. Fruto de uma parceria com o Governo Federal, o projeto está sendo realizado com financiamento de programas para a primeira infância e é voltado para a implantação de ações intersetoriais para a promoção do desenvolvimento integral de crianças até os seis anos de idade referenciadas pela política de Assistência Social.



Faz parte do conjunto de ações do programa o acompanhamento intersetorial das famílias, juntamente com o Comitê Gestor da Primeira Infância e as equipes técnicas do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do território, realizado com o objetivo de superar barreiras e vulnerabilidades identificadas no acompanhamento domiciliar. Em Aracaju, serão atendidas 100 crianças que residem na região do complexo Santa Maria, nas áreas dos conjuntos Padre Pedro, Valadares, Paraíso do Sul e Prainha. O território foi pré-selecionado pelo Comitê Gestor Intersetorial para a Primeira Infância, de acordo com a análise dos indicadores de 2016 e 2017 que apresentaram nessa localidade altos índices de violência e outras vulnerabilidades que colocam o território na linha de prioridades das políticas públicas.



Segundo Lucimeire Amorim, coordenadora de Programas Socioassistenciais da Secretaria da Assistência, esse é um programa pactuado para promover o desenvolvimento infantil. "Com esse compromisso o município tem autonomia de gerenciamento de acordo com o perfil e as peculiaridades do território. As pesquisas sociais apontam que crianças que fazem parte de famílias de extrema pobreza têm algumas ausências de cuidado como alimentar e nutricional, de estímulo psicomotor, e de informação e escolaridade, ficando prejudicadas. Essa faixa etária é uma das mais importantes, pois nela são formadas a personalidade e as habilidades. Pegamos a área mais vulnerável de Aracaju e pelo diagnóstico da cidade e estamos implantando o programa para que essa orientação de cuidado e estímulo ao desenvolvimento garanta o que essas crianças necessitam", explicou.



O quê: lançamento do Programa Primeira Infância em Aracaju



Quando: dia 14, às 15h



Onde: auditório da Escola Municipal Papa João Paulo II - rua A3, bairro Santa Maria



Fonte: PMA