Belivaldo, o assessor do secretário? Não é Almeida que sangra. É o governo.
16/04/2018



“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.





Não é novidade alguma o fato de que governantes que sucedem aliados, iniciam suas gestões amedrontados pelas dúvidas e compromissos. E se













 Mais uma charge espetacular de Edidelson Silva. Quem   quiser mais do trabalho dele é só   acessar:https://www.facebook.com/edidelson.silva.1?ref=br_rs


mostram temerosos em externar as incoerências, inerentes a alguém que até ontem não discordava de nada, e hoje discorda de tudo.



Com Belivaldo a coisa não tem sido diferente, e ele tenta se livrar desses estigmas com frases de efeito, tipo: “Se o cara for bom fica. Se não cumprir com as determinações levanta voo”. Mas são frases que expressam o óbvio, e que não levam a nenhuma resolução dos problemas enfrentados pela população.



A frase acima foi citada em recente entrevista, mas em apenas sete dias de efetivo governo, Belivaldo já acumula um monte de frases que levam do nada a lugar nenhum. Vejam algumas frases citadas pela imprensa local e atribuídas ao governador Belivaldo Chagas:



09/04/2018 -   “Não aceito inaugurações simbólicas"



09/04/2018 -   "Não aceito governo dentro do governo"



10/04/2018 -  "Estou chocado com o que vi, parece mais um campo de concentração.”



Fica evidente que ele não aceitava inaugurações simbólicas, mas aceitou; não aceitava governo dentro de governo, mas aceitou; e que estava chocado, mas o choque já passou.



Uma das últimas ações atribuídas ao governador foi a de que ele indicou um novo superintendente do HUSE e só depois comunicou ao secretário. Isso pode parecer bacana para uma assessoria desencantada, e para uma imprensa alienada, mas o que na verdade oferece é a real dimensão do grau de fraqueza do atual governante.



A frase considerada como mais grave pelo blog, foi a que circulou no dia 13/04/2018. Belivaldo: "Não tenho que ouvir Almeida pra nada". Esse tipo de declaração leva a sociedade a fazer o seguinte questionamento: Então está pagando a ele pra quê?



Alto lá governador! Não é justo em tempo de crise, manter com altíssimo salário um auxiliar que não serve pra nada.



Desde o dia 07/04/2018, que Belivaldo abandonou o cargo de governador para se transformar em assessor do secretário da Saúde. Embora seja Almeida quem recebe uma bela grana além de contar com carro luxuoso e gabinete refrigerado, é Belivaldo quem tem que correr pros hospitais pela manhã, para saber como estão funcionando.



Um assessor palaciano teme que a qualquer momento Almeida radicalize e exija que o governador chegue mais cedo com o relatório dos hospitais, ou seja, determine que não aceitará receber das mãos de Belivaldo o relatório de funcionamento dos hospitais após às 13 horas, para que não atrapalhe o horário da sua academia.



Cabe ressaltar, que Almeida Lima também é o controlador dos milhões de reais que trafegam pelas contas daquele cobiçado órgão. E pode entender que o governador está gastando gasolina de forma desnecessária.



Alguém precisa avisar ao governador de Sergipe, que já existe uma coisa não tão moderna, chamada controle de gestão que é feita através de relatórios gerenciais, que possibilitam o acompanhamento com precisão de redes como “Casas Bahia”,  “Magazine Luíza”, “Pão de Açucar”, “Carrefour”, “Makro”, além de outros grandes grupos empresariais, que contam com centenas de unidades espalhadas pelo país.



O governador Belivaldo Chagas, começou a viajar na maionese logo no início da gestão, quando anunciou que iria convocar o secretário para prestar esclarecimentos sobre o desmonte dos equipamentos do Centro de Nefrologia do HUSE. Chagas realmente chamou o secretário, mas a sociedade até hoje desconhecec comprovação de quais foram os esclarecimentos.



Circulam informações não comprovadas, de que o governador pretendia mesmo exonerar o secretário, mas falam que existe um dossiê, sobre percentuais de repasse constitucional, que poderia colocar em risco uma tal pré-candidatura.



Belivaldo imagina que está sangrando Almeida, mas nesse momento é Almeida quem está sangrando todo o governo.







Sugestão para Belivaldo: Decretar de interesse público o imóvel onde foi construído o Taj Mahal, onde Almeida enterrou alguns milhões do dinheiro do povo sergipano  Para não dizer que o blog só sabe criticar e não apresenta nada para ajudar o governo do Estado. Uma sugestão para o governador Belivaldo Chagas: Decretar de interesse público o imóvel onde foi construído o Taj Mahal, onde Almeida enterrou alguns milhões do dinheiro do povo sergipano. Com isso abateria os milhões gastos (não foram apenas R$ 5 milhões), não pagaria mais aluguel e resolveria de uma vez a pendenga que está sendo investigada e que dará sérias dores de cabeça.  Essa atitude mostraria para o povo sergipanio que é governador. De verdade!



Valor venal seria reduzido ao valor anterior à reforma Ao decretar o interesse público sobre o imóvel que abriga o Palácio Taj Mahal, o valor venal desse imóvel seria reduzido ao valor anterior à reforma, o que permitirá a sua desapropriação, efetivamente, abrigar a gestão das atividades da saúde estadual, livre dos aluguéis abusivos que são cobrados do tesouro do estado! Fica a dica!



Alcymar Monteiro sábado, sem querer, comprovou a rejeição de André Moura: uma enorme vaia ao citar a presença dele E o cantor Alcymar Monteiro deve ter se arrependido de citar o nome de André Moura no show que realizou no último sábado, 14, no Gonzagão, em Aracaju. Uma enorme vaia quando citou a presença de André Moura. Alcymar teve a comprovação que o líder do governo Temer, com diversos processos, é reprovado pelos sergipanos. Teve que repetir por diversas vezes... “Vocês não acham, vocês não acham, vocês não acham....” E o blog ainda divulgou o show neste espaço, pensou que era algo sério...













Situação constrangedora durante transmissão do show de Alcymar Monteiro  Veja o que o radialista que transmitia o show escreveu pelas redes sociais: “Bom dia! Fui transmitir o show do Alcymar Monteiro pela ÁGUIA DOURADA RÁDIO WEB, show muito bom, pegadea sensacional da banda... Ia tudo muito bem, até o momento que Alcymar deu um toque para a sua banda que ficou só na percussão e ele pediu aplausos para o dep.utado federal André Moura , antes ficasse cantando, a vaia foi gigantesca e quanto mais ele dizia que o deputado era bom a vaia aumentava em numero e altura, Alcymar pedia aplauso e as vais aumentavam, até que Alcýmar pediu o direito de tê-lo como amigo aí o público parou com as vaias. Se as vaias refietirem os votos de Aracaju,  Barra, São Cristovão e Laranjeiras, o líder terá problemas com voto.” 





MPE e a fiscalização eleitoral Excelente a entrevista do promotor Peterson Almeida no JC do fim de semana. Ele comanda a Coordenadoria de Apoio aos Promotores Eleitorais  - Coape e conta com o apoio do procurador-geral, Rony Almeida, para ajudar a todos os colegas na fiscalização do pleito eleitoral deste ano. Peterson deixou claro que o MPE quer cumprir o princípio ds igualdade de condições na disputa conforme a legislação. Terá muito trabalho porque o dinheiro da Lava Jato já circula desde o fim do ano passado em Sergipe.



Compra de lideranças Se o promotor Peterson Almeida pedir o apoio do GAECO, do próprio MPE, basta algumas gravações, principalmente de lideranças comunitárias em Aracaju, para descobrir que o dinheiro da Lava Jato chegou para comprar muita gente através de um “Semi-Deus.” Monitorar não basta, é preciso flagrar antes que seja tarde. O implicado na lava jato é muito esperto,  escorrega tipo sabão e é extremamente ambicioso.



Por falar em GAECO,  parece que o governo de Sergipe caiu na bancarrota moral, mesmo! Depois de ter se livrado do pior governador de sua história, agora, é o MPE, através do GAECO, que apura supostas diabruras feitas pelo filho do chefe da controladoria do estado, na PMA, na gestão de João Alves, cuja denúncia foi formulada na semana passada.



Almeida Lima paga o dobro do valor das senhas  Em nota publicada no último sábado, 14, no espaço pelo zap, o blog publicou o valor de senhas de consultas paga por Almeida Lima, cerca de R$ 15 mil, cada uma, com inexibilidade.  O leitor pode comprovar que a mesma empresa que vendeu para Sergipe, vendeu para o TRE-AP pela metade do preço. Veja o preço vendido para o TRE-AP: https://tinyurl.com/ycwt8j7o



Falsa inauguração do Centro de Nefrologia e devolução do dinheiro gasto com propaganda enganosa O presidente do PROS em Sergipe, o advogado e ex-vereador Danilo Segundo, disse que o partido vai se somar aos órgãos fiscalizadores nas medidas cabíveis com intuito de responsabilizar os gestores públicos envolvidos.



Danos causados Para Danilo se faz necessário que se investigue e busque a reparação dos danos causados aos cofres públicos com a publicidade da fraudulenta inauguração e o evento realizado de uma obra supostamente inacabada. “O que denota a falta de respeito com povo de Sergipe e principalmente com os pacientes que tanto necessitam de assistência médica especializada”, disse afirmando que o governador não tem o direito de brincar com a saúde da população.



Instabilidades políticas de última hora no PPS O presidente Clóvis Silveira foi surpreendido, no último dia das filiações partidárias, com a inesperada saída do empresário Laurinho Menezes do seu PPS. Ele era um dos principais pré-candidatos do partido a deputado federal. Sempre elegante e amistoso no trato com as pessoas, Laurinho transferiu-se para o PTB alegando apenas possuir maior identidade programática com o trabalhismo histórico de Getúlio Vargas.



Na verdade há outras razões para explicar a crise no PPS  Com a badalada e super prestigiado filiação do ex-vice-prefeito de Aracaju José Carlos Machado, o PPS ganhou maior musculatura eleitoral e passou a sonhar com a possibilidade de fazer até 2 deputados federais. O primeiro, claro, seria Machado. O segundo deputado eleito, então, poderia ser o Laurinho. Mas, desconfiado dessa demasiadamente otimista contabilidade eleitoral do presidente Clóvis Silveira, o empresário pulou fora do movediço PPS e foi pisar no que considera terras firmes do PTB.



O PPS reage e indica um novo federal, o ativista social Kleber Nascimento Para fazer dupla avançada com José Carlos Machado na luta por cadeiras na Câmara Federal, o PPS escalou o advogado e ativista social Kleber Nascimento. Conselheiro Federal e Vice-presidente nacional da Comissão de Igualdade Racial da OAB, Kleber pode representar uma boa supresa e até mesmo um desejado arejamento político nessa campanha eleitoral. O próprio presidente Clóvis Silveira confessa estar muito impressionado com a repercussão positiva da pré-candidatura de Kleber Nascimento junto aos movimentos sociais, sindicais e comunitárias  de Aracaju. O Kleber Nascimento tem conteúdo, vocação política e vai surpreender muita gente boa nessa eleição - diz o experiente Clóvis Silveira. Pelo visto, “saudade” do Laurinho Menezes no PPS já é coisa do passado.



Desvio de Combustível da PM: Frentista depõe e diz que existem mais pessoas envolvidas. É outro problema que o governador Belivaldo Chagas tem que retirar a sujeira de debaixo do tapete e abrir tudo para a sociedade. Matéria da TV Atalaia, vale à pena conferir:













Indenizações da administração João Alves O blog vem acompanhando o pagamento das indenizações dos comissionados do período da administração João Alves. Na sexta-feira, 13, pagaram uma parcela significante de R$ 1,3 milhão. Faltam ainda outras parcelas no total de R$ 2 milhões. Ou seja, já pagaram a metade, já que informaram que o valor total era de R$ 4 milhões. O problema é que ainda não pagaram as indenizações todas de João, mas já estão pagando as indenizações dos comissionados exonerados por Edvaldo em 2017. Será que tem alguma determinação para deixar de pagar os últimos R$ 2 milhões?                                                                                                                                           













Um exemplo de como Aracaju está largada: os espaços públicos invadidos por empresas privadas. 


Pode SMTT, usar o canteiro para colocar carro à venda? E pelo jeito a SMTT continua apenas multando os pequenos motoristas, aqueles que não têm poder algum. Não tem mais como falar da frente da SSP onde os agentes de trânsito se pelam de medo apenas em cobrar a aplicação da lei onde têm duas placas de proibido estacionar. Agora são os canteiros públicos ocupados por empresas que têm muito dinheiro para divulgar seus veículos à venda. A SMTT fecha os olhos. Qual a razão?



Eduardo Amorim emite nota de pesar pelo falecimento de José Guimarães Lima "Foi com muito pesar que recebi a notícia do falecimento do Senhor José Guimarães Lima, esposo de Maria das Graças Nascimento Lima, conhecida como Dona Menininha (irmã da senadora Maria do Carmo), e pai do ex-deputado Luciano de Menininha e de José João, grande liderança política do Baixo São Francisco e maior beneficiador de arroz da região, além de Vânia Nascimento; Maria; Graça; Augusta; e Carlito  Nascimento. Neste momento de profunda dor, manifesto meus sentimentos aos familiares e amigos desejando que Deus dê o conforto necessário a cada um. Tenham certeza que Seu José Guimarães está com Deus porque esse é o destino daqueles que nos fizeram felizes nesta vida."



Os direitos humanos serão proibidos no Brasil Artigo de Antônio Samarone: O desprezo pela vida foi a marca da civilização no Brasil. Foi assim com índios e negros, consumidos pela violência, maus tratos e extermínio, ao longo de nossa história. Continua sendo assim com a população mais pobre. Presos e mortos, sem direito aos serviços da justiça. Dependendo do crime, a execução sumária está socialmente autorizada. A vingança substituiu a justiça.  Leia todo em:    https://blogdesamarone.blogspot.com.br/                                                                                                                                                  





CRA-SE vai pedir impugnação de edital de concurso para Gestor Público Com o intuito de promover e defender os espaços que a Administração ocupa e deve ocupar, o Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE), através de sua Diretoria, esteve presente na Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) na quarta-feira, 11. Na ocasião, foi informado que a autarquia regional está tomando providências no sentido de impugnação do edital do concurso público recém-divulgado pela secretaria.



Especialista O concurso visa selecionar candidatos para o provimento de vagas no cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, mas não apresenta o ensino superior em Administração como um requisito básico de ingresso. O CRA Sergipe toma a devida ação por entender que a vaga explícita no edital é inerente aos campos privativos do Administrador.



Atuais gestores ministrar aulas no curso de formação Segundo as informações mudaram a lei em cima da hora para trocar o nome da carreira e ainda criar uma gratificação para os atuais gestores poderem ministrar aulas no curso de formação que é segunda etapa do concurso (Lei 8.382 no Diário Oficial do Estado suplemento do dia 03/04/18?). Um absurdo para muitos, já que o curso de formação da primeira turma ocorreu na ENAP (Escola Nacional de Administração Pública), que é um centro de excelência do Governo Federal em treinamento das carreiras de estado com professores renomados nacional e internacionalmente.?



‎Carga horária menor Agora pelo que se vê dessa lei recente, o curso terá uma carga horária menor semelhante a uma especialização,  uma bolsa maior de acordo com o edital do concurso e será realizado em Sergipe em convenio com alguma IES, ou na Escola de Governo, e ainda por cima terá  como ministradores os próprios integrantes da carreira.? Será correto? E fica a pergunta o que a carreira vem fazendo e até mesmo alertando, não só os gestores, mas a sociedade para o caos existente no Estado? Para resolver , por exemplo o déficit previdenciário?                                    













Comenda Ceres do Mérito Agronômico 


                                



‎AEASE outorgará  comenda a personalidades que se destacaram na agropecuária em Sergipe   Seis personalidades da sociedade sergipana serão agraciadas, na 1ª Edição da Comenda CERES do Mérito Agronômico - Reconhecimento dos Engenheiros  Agrônomos aos que fazem a  Agropecuária em Sergipe.  A cerimônia de caráter honorífico será realizada, às 20h do dia 20, no Salão de Festa da  Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe- AEASE, localizada na Av. Beira Mar, 2400 - Jardins, Aracaju.



Estatueta O prêmio a ser conferido constituir-se-á de uma estatueta da imagem da deusa Ceres da agricultura e de um diploma, a serem entregues a seis categorias distintas da nossa sociedade, que de forma direta ou indireta contribuem para o engrandecimento da agropecuária e/ou da engenharia agronômica em nosso Estado.



Personalidades Criado pela Associação de Engenheiros Agrônomos pelo Ato da Assembleia Geral Extraordinária realizada em dezembro de 2017, a condecoração tem como objetivo agraciar personalidades sergipanas que tenham se distinguido por excepcionais serviços prestados a agropecuária e/ou da engenharia agronômica em nosso Estado.





PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES - (79) 99890 2018



As variáveis da política em Sergipe. Até agosto tudo pode acontecer. Em Lagarto troca de elogios entre Rogério Carvalho e André Moura  Repercutiu muito nas redes sociais fotos e vídeos postados de um evento do PSC em Lagarto do lançamento da pré-candidatura do vereador Ibrahim Monteiro a deputado estadual. Tudo que no ato, além das presenças das lideranças de oposição, como André Moura e Eduardo Amorim, estava presente Rogério Carvalho, pré-candidato ao Senado pelo PT. Rogério é lagartense e conta com o apoio de Valmir Monteiro. O vídeo onde Rogério fala diretamente para André Moura, elogiando o pai dele, Reinaldo Moura viralizou. São as variáveis da política de Sergipe.















Povoado Pau Ferro, Maruim: meliante impõe o terror Pelo zap: “Acabou de receber informações que o meliante conhecido como “Power Range”, 













O terror do Vale do Cotinguiba 


do Povoado Pau Ferro, em Maruim, acabou com a diversão dos jovens do local. Quebrou várias garrafas de vidro no campo de futebol e efetuou vários disparos para cima, dizendo que quem quiser jogar bola tem que vender drogas para ele. Aí eu pergunto há três meses esse indivíduo vem aprontando de Rosário do Catete  a Laranjeiras e a SSP nada faz! Seremos obrigados a esperar esse meliante tirar a vida de um pai de família ou a população agir com as próprias mãos. O terror do Vale do Cotinguiba chama-se Power Ranger. A foto dele se a SSP ainda não tiver.”



Estância: hospital atrasa salário de março e o décimo terceiro de 2016 Pelo zap: “Aqui em estância os trabalhadores do hospital regional amparo de Maria! Estão sofrendo com as mentiras desse governo. Ainda não recebemos o décimo terceiro e o mês de março por não fizeram o repasse vergonhoso isso.”



Procuradores não dependem da LRF De um servidor pelo zap: “Os procuradores foram os únicos do Estado a já receber o reajuste do seu subsídio, independente de LRF, isto é, para eles tudo pode, mas os outros dependem da LRF.”



Flagrante: carro oficial da SMTT de Socorro em garagem particular Pelo zap:  “E comum vermos carros oficiais serem usados para buscar filhos/as e esposas, entre diversas pessoas que nada tem a ver com a rotina da administração pública, no entanto , de maneira alguma devemos transformar isso em algo " NORMAL ou NATURAL". O que fazia o carro oficial da SMTT de Nossa Senhora do Socorro numa garagem particular ao invés de estar na garagem ds prefeitura?  Existe legislação municipal que trata do uso os veículos oficiais? Mesmo que não seja ilegal é totalmente imoral o uso do património público para finalidades pessoais e a tentativa de privatizar o que é público. Mas, uma para a COLEÇAO desde desgoverno , que já última Quinta feira (12) durante assinatura de ordem de serviço para construção de abrigos, no município , o Superintendente da SMTT, José Toledo Neto, destacou que a gestão do prefeito Inaldo Silva está quebrando paradigmas. Parabéns, a todos pela inovação.  Tentamos entrar em contato com o número do celular estampado no veículos por várias vezes, mas não obtivemos êxito.”















PELO E-MAIL E FACEBOOK



COMUNICADO PRF SERGIPE



Obras na Ponte sobre Rio Sergipe restringirão tráfego no Km 77,3 da BR-101/SE



Atenção motoristas que trafegam pela BR-101/SE!



A partir da próxima segunda, 16, a Ponte sobre o Rio Sergipe (Km 77,3), entre os Municípios de Laranjeiras e Maruim (próximo do antigo Posto Flecha), passará por serviços de manutenção.



Os usuários da rodovia serão orientados por meio de uma operação de PARE e SIGA, que terá início à meia-noite e previsão de durar 120 dias.



Sugerimos, se possível, a adoção de rotas alternativas. Mas, se não der, recomendamos que, ao passar pelo local, tenham paciência e redobrem a atenção.



Em caso de emergência, liguem 191!







HOMENAGEM DA FAMÍLIA E AMIGOS 



Juca Dantas (Juca Bala), um Guerreiro, um Desportista, um Mito





Aos 47 anos faleceu José de Araújo Juca Dantas, conhecido no universo futebolístico como Juca Bala. Nasceu em 22 de junho de 1970, em 















Aracaju. Filho de Milton Dantas e Maria José de Araújo. O pai era natural de Pernambuco e a mãe de Nossa Senhora das Dores Sergipe. Tinha três irmãos: Milton Dantas de Farias Júnior, atual Presidente da Federação Sergipana de Futebol, Enfermeira Gleide Selma de Araújo Dantas e da Psicóloga Ana Cristina de Araújo Dantas. Era casado com a Advogada Isabela Bethânia Barros de Araújo Dantas. Sua família conhecidíssima em Aracaju, tinha como base o Caldinho, bar que veio de sua avó, Maria Adalúcia, passando por seus tios Manoel, Antônio e ele próprio, que também comandava a Instituição.



Com ele, se realizava a famosa festa Lavagem do Caldinho, festa dançante e animada.



Em 1983, ainda menino Juca Dantas arrecadava dinheiro para comprar fogos para os jogos do Confiança, junto com os amigos irmãos, Aurélio, Wolney e Edson da Concorde.



Juntamente com Aurélio, em 1986, e contando com o apoio de Tonho do Caldinho, do irmão Milton Dantas e outros amigos, como Joel, Wolney e Wellington, fundou a torcida Trovão Azul, que alegrava os jogos do Confiança.



Juca Bala como era conhecido, era símbolo de alegria e prazer nos locais que frequentava.



Sua vida foi profícua e sempre ligado ao futebol sergipano, principalmente torcedor ardoroso da Associação Desportiva Confiança e do Vasco no Rio de Janeiro, onde tinha uma plêiade de amigos, ligados à diretoria do clube.



Faleceu em 10 de abril de 2018. Deixou um legado de afeto entre todos os familiares e amigos.



O futebol Sergipano ficou órfão sem Juca Bala. Falta o seu grito de ordem, a sua pujança, os seus reclamos, a sua alegria intensa e contagiante, a cadeira azul e branca do Baptistão está vazia, falta a sua presença especial, a sua torcida ardorosa, o futebol Sergipano está de luto e ele, no céu na arquibancada azulina, contempla a face de Cristo e de perto como estrela brilhante, abraça a Cruz símbolo de seu time de coração.



Que o céu sirva para seu descanso e seu exemplo fique entre todos nós.





ARTIGO



Aracaju na contramão: única capital do Nordeste sem licitação do transporte Por Major Márcio*





Quem é usuário do transporte coletivo em Aracaju sabe muito bem a dificuldade que enfrenta diariamente para andar de ônibus até seu trabalho, colégios e faculdades. A insatisfação é geral nos pontos de ônibus. Problemas vão desde veículos lotados, atrasos de horários, terminais de ônibus sujos e com estruturas deterioradas sem manutenção e retiradas de linhas aos domingos. Esse é o retrato de um transporte coletivo sem investimento e sem fiscalização rígida para se ter um transporte de qualidade onde o usuário tenha a satisfação de escolher deixar seu transporte individual (carro) em casa a ir, por exemplo, ao seu trabalho de ônibus em prol de uma mobilidade urbana melhor na capital sergipana.



A licitação é essencial para todo sistema de transporte coletivo. Ela estabelece padrões de qualidade para o sistema, que precisarão ser cumpridos pelas empresas vencedoras, bem como mecanismos de fiscalização e cobrança para a garantia efetiva das melhorias. Benefícios como redução da idade média da frota, ar condicionado, corredores de transportes exclusivos, pontualidade das viagens, critérios objetivos para aumento tarifário, padronização de frota, sinalização inteligente e etc. poderão ser aplicados.



Com a licitação o órgão gestor tem o amparo legal para aplicar sanções aos empresários que descumprirem as normas, notificando-os com multas e até a perda da concessão da linha caso descumpram as regras. É uma segurança jurídica tanto para empresários quanto para as prefeituras.



Das nove capitais do nordeste, Aracaju é a única que ainda não realizou a licitação do transporte. Cidades do interior nordestino como Feira de Santana, Campina Grande e Caruaru já realizaram o certame e implantaram melhorias no transporte, enquanto Aracaju caminha na contramão da Política Nacional de Mobilidade Urbana, sancionada pela presidência da República em janeiro de 2012, a qual determina que a contratação dos serviços de transporte público coletivo deve ser precedida de licitação seguindo diretrizes como fixação de metas de qualidade e desempenho e os instrumentos de controle e avaliação.



O sistema de transporte Integrado de Aracaju tem 33 anos de implantação e hoje opera com 03 grupos empresariais; Grupo Progresso (Progresso, Paraíso e Tropical), Grupo Modelo (Modelo, Halley e Capital) e a Viação Atalaia com uma frota de pouco mais 600 veículos. O sistema em Aracaju abrange mais 3 cidades da região metropolitana foi criado no dia 12 de março o consórcio metropolitano do Transporte público da Grande Aracaju para discutir e implementar as melhorias. Na primeira reunião convocada (03/04) dois prefeitos não compareceram. Por aí vemos que o transporte não é prioridade para esses gestores ou não tem interesse algum para realizar a licitação.



É preciso discutir um projeto transporte publico de qualidade e exequível. Ações práticas para construção de uma rede de transporte sustentável ônibus de qualidade, corredores, fiscalização rígida, tarifa justa e terminais e abrigos modernos e acessíveis. Duas gestões se passaram e ficaram somente no campo das ideias, a exemplo do Projeto BRT, enquanto o que vemos é um sucateamento do transporte, sem diretrizes e direcionamento onde as empresas e o órgão gestor batem cabeça e vemos a redução de horários, oferta de veículos e retirada de postos de trabalho, com a justificativa de que não há demanda. Digo, se não há demanda como os empresários do setor tanto falam é porque a população cansou, não tem conforto, segurança e a demora no intervalo entre um veículo e outro acaba fazendo o usuário migrar para outras alternativas, isso sem falar nos transportes irregulares que circulam na capital à vontade.



* Bacharel e Gestor em Segurança Pública/Consultor de Segurança e Transporte.





PELO TWITTER                                                                                                                                                                                                                

















www.twitter.com/Mmauriciolobo O líder do congresso @AndreMourapsc_ chora as pitangas afirmando que se sacrificou para “ajudar” o povo sergipano, não sabia ele que um dos eixos fundamentais da política é a construção da imagem? Quando escolheu ser o testa de ferro do governo @MichelTemer deveria ter avaliado.



www.twitter.com/jcarlosmachado O ministro da Fazenda Eduardo Guardia fez uma análise da situação econômica do país nesta semana. Na visão dele, a baixa inflação do Brasil não significa muita coisa na prática, já que os números do desemprego são mais expressivos. Na leitura do ministro, sem um salário no final do mês, pouco importa se a inflação está alta ou baixa. E é a pura verdade: se a pessoa não tem um emprego, ela continua sem poder de compra, mesmo que a inflação esteja em queda.



www.twitter.com/fernandoandre_ Lembrando que Sergipe sofre muito mais em decorrência dos 31.000 aposentados e pensionistas, 32.000 funcionários efetivos da ativa sem contar os terceirizados e comissionados que recebem parcelados por parte d Governo.



www.twitter.com/elispatricia É conservador, mas está no terceiro casamento. É cristão, mas é a favor da tortura. É a favor do Estado mínimo, mas o Estado tem sido o máximo na sua vida e de sua família. É contra bolsa família, mas a favor de todos os benefícios e regalias do cargo que ocupa. Preciso dizer nomes?!





Cláudio Nunes no Face e no twitter:



https://www.facebook.com/blogclaudionunes/



http://www.twitter.com/BlogClaudioNun 



Frase do Dia

“A ousadia é, depois da prudência, uma condição especial da nossa felicidade.”  Arthur Schopenhauer,  um dos filósofos preferido do professor  Marcelo Déda.