Festival de Danša do Ventre vai reunir bailarinas em SE
25/05/2018













Festival Nacional Shimmie acontece dias 25, 26 e 27 (Foto: Adelita Chohfi)


Um dos maiores eventos de Dança do Ventre da América Latina estará em Aracaju. O Festival Nacional Shimmie 2018 será realizado nos dias 25, 26 e 27 de Maio, no Teatro Atheneu, com direção da Revista Shimmie e de Catarina Hora, diretora da Fluence Danças. Grandes bailarinas de todo o Brasil estarão na cidade marcando presença no evento, que tem participações especiais, ministrando workshops e se apresentando no Show de Gala, os bailarinos renomados Mahaila el Helwa, Tarik e Ana Claudia Borges, todos de São Paulo.



Durante os três dias de Festival haverá avaliações, workshops para os artistas que buscam maior aperfeiçoamento na sua dança, e também mostras de dança e shows para o público. O Shimmie terá início em Aracaju na sexta, 25, na Fluence, com o 20Ver Dançar, que consiste na avaliação da bailarina de Dança do Ventre por parte de uma banca formada por Mahaila, Tarik e Ana Claudia. Para o 20Ver não haverá colocações ou divulgação de notas, pois não se trata de competição.



Mostras, competições e Show de Gala



No sábado, 26, a partir das 14h, o público já poderá comparecer para prestigiar as competições e mostras que envolvem, em sua maioria, estudantes e bailarinos da Dança do Ventre.



O Show de Gala é o ponto alto do evento, com convidados(as) e bailarinos(as) sergipanos e de outros estados apresentando não só o melhor da Dança do Ventre e das Danças Árabes, como também outras danças, a exemplo do Jazz Dance, da Dança Tribal e outras. O Show será no sábado, a partir das 19h, no Teatro Atheneu.



Workshops



Os workshops do Festival Shimmie Aracaju 2018 tem o intuito de oferecer uma maior qualificação para todos aqueles que estudam ou praticam Dança do Ventre em Sergipe e no nordeste. Serão 3 cursos, com certificados, realizados na Fluence Danças, que fica na Rua Campos, Bairro São José - Aracaju.



No sábado, acontece o workshop Leitura Musical e Aprofundamento em Técnicas de Braço e Quadril, das 9 às 11h, ministrado por Mahaila el Helwa. Já no domingo, a programação será iniciada com o workshop de tema Hagalla, ministrado das 09 às 11h, por Tarik; e das 11 às 13h, Ana Claudia Borges ministrará o workshop Takssim Baladi.



Ingressos



Os ingressos do Show de Gala estão por apenas R$ 30, sendo que comprando o do Show de Gala o comprador ganha também ingressos para assistir as mostras e competições. Escolas e caravanas possuem desconto para a compra de ingressos a partir de 15 unidades. Para a inscrição dos workshops, avaliações, concursos, e outras atividades, bem como promoções ou combos, basta acessar o site www.festivalshimmie.com.br/aracaju/ .



As vendas de algumas das atividades são divididas em lotes, portanto é importante ficar atento(a) ao site e regulamento. Para maiores informações, entre em contato com a organização do evento através do email:aracaju@festivalshimmie.com.br.



O Festival



O Festival Nacional Shimmie nasceu em São Paulo e desde 2011 se posicionou no mercado de forma inovadora, sendo pioneiro no gênero de festivais de dança oriental com um formato itinerante no Brasil, permitindo descentralizar o acesso à toda a efervescência artística que antes acontecia apenas no eixo RJ-SP. Assim, artistas de todo o país participam na sua região mesmo. Em 6 anos de existência o evento reuniu cerca de 1060 apresentações e um público de 10.000 pessoas.



Em 2017 o festival acontece em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Sergipe. O Festival é aberto ao público e conta com a participação de bailarinos solistas, grupos de danças, pesquisadores e artistas consolidados. Esta iniciativa promove, divulga e conecta o público, criando um intercâmbio cultural entre profissionais e estudantes da dança oriental em uma pluralidade de culturas que transita harmoniosamente com a cultura brasileira.



Fonte: organização do evento