Sites de MP3 terão conteúdo das cinco maiores gravadoras
17/10/2002


Os serviços de distribuição de música online, MusicNet e Pressplay, vão começar a oferecer o conteúdo de todas as cinco maiores gravadoras do mundo. A iniciativa é resultado de diversos acordos de licença com as gigantes da indústria fonográfica: Universal, Sony, BMG, EMI, Warner Music.

Segundo o The Wall Street Journal, os acordos devem preencher uma enorme lacuna existente até então em ambas as operações. Isso porque, apesar de serem vinculados às principais gravadoras, o MusicNet e o Pressplay não eram autorizados a oferecer o catálogo completo dos artistas das cinco companhias - fator que dificultava a competição com os serviços de download gratuito.

O MusicNet é controlado pela AOL Time Warner, EMI Group, Bertelsmann e RealNetworks. Já o Pressplay é de propriedade da Sony, Vivendi Universal e já tinha um acordo de licença com a EMI.

O primeiro, por exemplo, concluiu um acordo de licenciamento para oferecer as músicas da Universal, a maior do setor, e está prestes a fechar parceria semelhante com a Sony. O Pressplay, que já havia selado com a BMG, unidade de música da Bertelsmann, também está chegando a um acordo com o Warner Music Group.

Fontes ligadas ao assunto disseram que as iniciativas deverão agregar recursos que favorecerão os usuários de música online, como a oferta de downloads permanentes. Esses arquivos, no caso, também poderão ser gravados em CDs.

Fonte: WebWorld