Verão Infonet 2010 - A Cobertura Mais Quente da Estação - Fator 30 X Fator 60: qual a diferença?
 
 
 
Fator 30 X Fator 60: qual a diferença?
Dermatologista explica a ação de cada um sobre a pele nesta reportagem que foi sugerida por uma internauta
02/01/2010 - 08:23

Na seção ‘Saúde & Bem Estar’ do Verão Infonet já foram publicadas reportagens sobre a escolha do protetor solar adequado a cada tipo de pele e sobre a importância do uso do filtro por pessoas de pele negra. Após ler os conteúdos, a internauta Renata Carvalho sugeriu que fosse feita uma matéria sobre as diferenças entre os números de Fator de Proteção Solar (FPS).

Nossa equipe então recorreu à médica dermatologista Lenise Albuquerque, que procurou esclarecer a dúvida que é muito comum na sociedade. “Muita gente se atrapalha na hora de comprar, não sabe qual é o melhor e sem a devida orientação quem sai perdendo é a pele”, conta a profissional.

Tem gente que acha que um protetor solar fator 30 tem o mesmíssimo efeito de um fator 60, assim como existem pessoas que preferem não pagar pra ver e fazem uso daqueles com a maior numeração estampada no rótulo. Segundo a dermatologista, as duas linhas de pensamento estão incorretas.

“O fator 30 tem um nível de proteção aproximado de 96%, enquanto o 60 possui 98%, mas há uma orientação de que não se estimule o uso do mais alto, pois as pessoas acham que podem ficar expostas ao sol sem limites por acreditar que estão 100% prevenidas contra os efeitos da radiação solar na pele, o que não acontece”, esclarece Lenise.

A ação do FPS 60 também é mais rápida quando a pele entra em contato com a água. Durante a exposição ao sol, se a pessoa der um mergulho ou outro, o protetor dura apenas mais 40 minutos, havendo então a necessidade de passar novamente o produto no corpo.

É importante salientar que o FPS mede apenas o nível de proteção contra os raios UVB, responsáveis por aumentar o risco de câncer de pele, e não oferece defesa ao raio UVA, que ocasiona o envelhecimento da pele. A dica então é procurar um bloqueador solar que contenha proteção aos dois tipos de raio ou, melhor ainda, procurar um dermatologista.

Faça como a internauta Renata Carvalho e nos envie sugestões de reportagem.

 


 


A indicação correta é Protetor Solar Aloe Sunscreen FTS 30 da Linha Forever Living a Base de Puro Aloe Vera, que da ampla proteção a sua pele como também hidrata, protege contra queimaduras e descamações, regerena e alivia a dor da pele queimada por exposição excessiva ao sol,pois contém emolientes que retém a umidade da pele. Quer saber mais desse e de outros produtos para saúde e beleza entre em contato comigo:rejaneaju@infonet.com.br ou rejane_morenaflor@hotmail.com ou Fone:9914-6880.
Rejane Menezes, 05/01/2010 às 12:35

Gostaria de saber qual protetor solar adequado para minha pele ; tenho 45 anos tenho bele branca.Uso protetor fator 50 da natura.Estou na linha serta? marileuza.
Marileuza dos Santos Rosa de Santana, 04/01/2010 às 09:57

eu achei muito interessante essa reportagem, sou usuaria de protetores solares, porem não costumo ficar exposta ao sol.
kenia, 03/01/2010 às 17:07

Clique aqui para ver todos os comentários

 



 

 
rodape