Exercícios físicos exigem tênis adequado
O fisioterapeuta Felipe de Cerqueira conversou com a equipe do Verão Infonet sobre o uso do tênis adequado para a prática de exercícios
10/02/2011 - 08:25

Modelo é indicado para a prática de corrida (Foto: Site Eu amo moda/ Divulgação)
“Vou usar qualquer tênis para malhar ou correr. É tênis do mesmo jeito”. Esse comentário é um dos mais comuns ao mencionar que se deve escolher um calçado apropriado para atividade física. Assim, o fisioterapeuta Felipe de Cerqueira conversou com a equipe do Verão Infonet sobre o uso do tênis adequado para a prática de exercícios.

Segundo o fisioterapeuta, o tipo de atividade física é um pré-requisito para a escolha do calçado. Se for para a musculação, o tênis deve apresentar um bom amortecimento na região do calcanhar, além de proporcionar firmeza ao pé. “Já para corrida, o tênis deve ser mais leve que os convencionais. Vale ressaltar que a parte da frente tem que ser mais flexível porque é a região na qual é realizada a impulsão do corpo. Assim, haverá uma economia de energia utilizada para a corrida, já que a força de reação do solo será aproveitada ao máximo para haver um deslocamento da frente do pé”, explica.

Aparelho utilizado no exame de baropodometria (Fotos: Portal Infonet)
Outro fator que deve ser levado em conta é o modo que cada um tem de pisar. “Há dois tipos: supinado e pronado. O primeiro é caracterizado por ser uma pisada lateral. Já o pronado refere-se a uma pisada mais interna”, afirma.  Ele ainda desmistifica a idéia de que muita gente, ao comprar um tênis, especula o tipo de alinhamento do pé. “Não dá para identificar o tipo de pisada, visualizando apenas o pé. O que, na verdade, está sendo visto é apenas o tipo de calcanhar. Para se determinar a pisada, é necessário fazer um exame chamado baropodometria dinâmica, o qual se observa o alinhamento do pé”, esclarece.

Contra-indicações

O especialista adverte que o uso de palmilhas de silicone e de tênis muito rígidos a estilo dos sapatênis não são recomendáveis para a prática de atividade física. “O sapatênis não possui amortecimento e é indicado apenas para passeio, sem contar que as palminhas de silicone geram instabilidade [não são firmes no pé], o que facilita o surgimento de lesões musculares”, alerta.

Lesões

Felipe de Cerqueira ressalta que o tênis adequado para atividade física deve proporcionar firmeza ao pé
Lesões no joelho são conseqüência de uso incorreto de tênis. Dentre as principais, estão a do menisco, responsável pelo alinhamento dos membros inferiores, e as síndromes patelares, que, como o nome sugere, são disfunções da patela (osso do joelho), inflamações na canela (periostites). “Quando há uma alteração do alinhamento do pé, o joelho é a primeira articulação a sofrer desgaste. Como os pés são o alicerce do nosso corpo, qualquer alteração relacionada a calçado inadequado ocasiona uma alteração postural do corpo”, confirma.

Caso esteja com alguma lesão, o primeiro passo é a troca do calçado. “Se o pé for causador do problema, é necessário o uso de uma palmilha postural personalizada”, recomenda Felipe de Cerqueira.

Por Ieda Tourinho

 


 


Concordo plenamente com Felipe, contudo, vale ressaltar que um tênis como mostrado na foto custa em torno de 400 a 600 reais ( mais que um salário mínimo ). Então, é seguir como a frase do começo da matéria " comprar qualquer um ". Ou você prefere um tênis que prato de comida?
Filipe Melo, 10/02/2011 às 11:45

ESSE ASICS AI DA FOTO É O QUE HÁ.UMA DAS MELHORES MARCASDE TÊNIS DO MUNDO E UM LINDO DEDIGN E ACABAMENTO,PERFEITO PARA TODOS OS TIPOS DE USO.
TOM, 10/02/2011 às 11:31

li a reportagem e mim interessei pelo assunto, se possível mande o e-mail do fisioterapeuta. Gostaria de tirar algumas duvida sobre o assunto.
maria janilva batista de jesus, 10/02/2011 às 08:56

Clique aqui para ver todos os comentários