Programação
 
 
Notícias
 
01/02/2013 - 10:30
Verão Sergipe começa logo mais à noite
Evento acontece a partir das 21h na Atalaia Nova
Verão Sergipe 2013 acontece hoje e amanhã na Paraia da Atalaia Nova (Fotos: Ascom Secult)

Começa nesta sexta-feira, 1º, um dos eventos mais aguardados do calendário festivo do estado, o Verão Sergipe 2013. Para a quinta edição do evento, a Praia da Atalaia Nova, localizada no município da Barra dos Coqueiros, foi o cenário escolhido para atrair um público de 40 mil pessoas em dois dias de festa, que assistirá a shows de grandes atrações locais e nacionais.

Em entrevista exclusiva ao Verão Infonet, a secretária de estado da cultura, Eloísa Galdino, falou sobre os preparativos para os shows de hoje e amanhã, a escolha do cenário da festa, a evolução do evento e a maior participação de artistas locais. “O Verão Sergipe cresceu com o próprio incentivo do estado em valorizar a cultura local. Hoje, estamos muito satisfeitos com a aceitação não só do público sergipano, mas de turistas de vários lugares do país”, disse Eloísa.

Confira a entrevista completa:

Eloísa: “O Verão Sergipe cresceu com o incentivo do estado em valorizar a cultura"

Verão Infonet - O Verão Sergipe já ganhou notoriedade no calendário festivo do estado. Como você avalia a evolução do evento nestes cinco anos em que ele é realizado?
Eloísa Galdino -
O Verão Sergipe começou na gestão municipal de Marcelo Déda com o nome de Projeto Verão. Quando chegamos ao governo, em 2007, projetamos a extensão dele para praias do litoral sergipano, e deu certo. Ele se transformou num marco no que se refere a políticas públicas para desenvolvimento turístico e acesso à cultura no nosso Estado. Durante as cinco edições que se passaram, conseguimos levar o evento para quatro diferentes pontos do nosso estado e 30 nomes de peso da música brasileira já passaram pelo palco principal, fora as dezenas de artistas sergipanos que puderam mostrar seus trabalhos em um evento de grande porte. Além desses fatores, a organização da festa, a promoção do acesso gratuito às atividades e a programação diversificada fizeram com que este evento se tornasse um dos mais esperados pelos sergipanos e pelos turistas que visitam nosso estado.

"A paisagem da Atalaia Nova é deslumbrante", diz a secretária

Verão Infonet - Que critérios foram estabelecidos para a montagem da grade de atrações – locais e nacionais - do evento?
E G -
Sempre fazemos consultas ao público nas redes sociais e isso serve como um ‘termômetro’ para saber o que as pessoas estão querendo ver e ouvir. A partir daí, vemos as condições financeiras para a contratação dos artistas e fazemos consultas às produções dos mesmos, tanto acerca do cachê como da possibilidade de datas. Felizmente, chegamos a Zeca Baleiro e Gilberto Gil, dois nordestinos que simbolizam diferentes e efervescentes momentos da música brasileira e os nomes foram muito bem aceitos pelo público. Quanto aos quatro artistas sergipanos, formamos uma curadoria composta por nomes indicados pela Secult e pelo Fórum Música Sergipe, que analisaram o material enviado pelos cantores e bandas que desejavam se apresentar no palco da festa. Acreditamos que esta foi a forma mais democrática de escolher os representantes da nossa música no palco.

Verão Infonet -  Por que a escolha da Atalaia Nova para a festa?
E G -
O principal motivo, além da paisagem deslumbrante, é a estrutura do lugar. No ano passado o Governo de Sergipe inaugurou na praia da Atalaia Nova o Complexo de Cultura e Lazer Jugurta Barreto, composto por orla, bancos, praça de eventos, etc. Ou seja: graças à ação do Governo, a Atalaia Nova está hoje pronta para receber eventos de grande porte e o Verão Sergipe é uma prova disso.

Verão Infonet - Como secretária de Cultura, de que forma vê o intercâmbio entre o evento e a cultura do nosso estado?
E G
-De forma muito positiva. A música sergipana tem no Verão Sergipe uma grande oportunidade de se mostrar para o grande público. E sempre fazemos questão de garantir uma presença maior de artistas sergipanos no palco, em comparação aos outros Estados. Nesse ano, por exemplo, são quatro sergipanos – seis se contar com os DJs Kaska e Budah Moderno - e dois convidados.

Verão Infonet -  Em 2013, o evento sofreu uma redução de custos. De que forma isso não atrapalha a credibilidade e a expectativa da festa?

E G - Não atrapalha porque o evento pode até ter sofrido uma redução de dias nessa edição, mas não perdeu em qualidade. É só reparar a programação do evento, diversa e com grandes ícones da música nacional, e a aceitação do público para provar que o Verão Sergipe continua consolidado como um dos eventos mais esperados do ano e que, com fé em Deus e na força do trabalho da equipe envolvida, voltará com bem mais fôlego em 2014.

Por Jéssica Vieira

 
Comentários (0)
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam o pensamento deste portal.
Ícones
Icones rodapé
Redes sociais