Programação
 
 
Notícias
 
17/12/2012 - 18:22
Terços são tendência para a virada do ano
Embora bastante procurados, moda diverge opiniões
Peças remetem à proteção divina, mas divergem opiniões quanto ao uso (Peças: Greyce Sampaio)

A chegada de um novo ano sempre nos remete a expectativas de muita saúde, paz, prosperidade e realizações. E, como a moda reflete boa parte dos nossos desejos, fez dos terços e rosários uma tendência que promete durar por várias estações. Afinal de contas, quem não quer estar protegido de todo o mal?

De várias cores e tamanhos, eles não fazem parte apenas do cenário religioso das igrejas, mas estampam vitrines das mais diversas lojas de acessórios. “A procura pelos colares de terço foi tão grande essa semana que tivemos que repor o estoque”, disse Camila Santana, vendedora de uma loja de acessórios.

“Sempre tive muita fé em Deus e levo comigo um pingente do Divino Espírito Santo para a minha proteção. A moda dos terços é versátil e eu já tenho alguns. Claro, não é ele quem diz o tamanho da minha fé nem o quanto eu acredito em Deus, mas acho bonito e tenho certeza de que, ao menos, mal não vai fazer”, diz a engenheira de alimentos Anne Caroline.

"A moda dos terços é versátil e já tenho alguns", diz a engenheira de alimentos Anne Caroline.

Segundo Elton Souza, professor de História Antiga e Medieval, a moda dos terços no vestuário feminino reflete uma mudança no que se refere à expressão da crença religiosa. “Antes, por mais que as pessoas fossem religiosas, esses acessórios estavam muito associados aos membros da Igreja e às beatas, gerando estranheza quando expostos em outras situações. Agora, as pessoas associam o item religioso à fé e o incorporam ao vestuário”, explica o professor.

Ele salienta ainda que isso não significa dizer que as pessoas têm mais fé que antigamente ou que a vaidade feminina, neste sentido, seja uma mudança de comportamento social ou religioso.  “Colocar um terço ou um rosário no pescoço, como as revistas de moda dizem, é uma tendência. As pessoas podem até usar as peças como um amuleto, mas de forma alguma isso representa uma mudança no comportamento social”, diz Elton.

Thiara diz que uso da peça descaracteriza seu real sentido

Embora seja tendência, a moda dos terços não agradou a todas. Para a publicitária Thiara Meneses, o uso do objeto descaracteriza seu sentido real. “A ideia do terço como moda não me atraiu, pois acho que não condiz com a realidade para a qual ele foi criado. O terço no pescoço lembra muito os rappers americanos, que utilizavam o objeto como forma de protesto, uma ideologia. O uso feminino é mais por vaidade mesmo, por moda, tendência”, opina Thiara.

E você? O que acha da tendência dos terços? Dê a sua opinião aqui nos comentários.

Por Jéssica Vieira

 
Comentários (0)
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam o pensamento deste portal.
Ícones
Icones rodapé
Redes sociais