Programação
 
 
Notícias
 
06/12/2012 - 16:35
Peplum: um babadinho de princesa
Estilo foi consagrado por Christian Dior em 1947
O peplum ou "babadinho" foi inspirado na Grécia Antiga pelo estilista Christian Dior.

Consagrado em 1947 por Christian Dior, o peplum foi tendência nos desfiles de moda outono/inverno e volta com tudo no verão 2013. A princípio, o nome pode parecer estranho, mas certamente os modelos de saias blusas, jaquetas e vestidos com esse “babadinho” já fizeram muita mulher suspirar diante das vitrines, pois as peças remetem à feminilidade e à delicadeza de séculos passados.

Não é para menos. A inspiração do famoso estilista francês veio da Grécia antiga (500 a.C.) e foi incorporada às vestimentas femininas quando dominou o cinema italiano até meados de 1960. “A essa época, o babadinho era uma composição da própria roupa. O caimento era aquele. Hoje, as marcas oferecem as peças com o peplum opcional. Quem não gostar, tira. É uma reinvenção, uma forma de trazer de volta um aspecto da moda daquela época”, explica o estilista Carlos Teixeira.

Cintura marcada, elegância e feminilidade do peplum marcam o vestuário de Kate Middleton

Segundo ele, muitas são as mulheres que se apaixonam pela tendência, mas poucas têm a ousadia de usá-la. “A mulher brasileira, de forma geral, já possui bastante quadril e o peplum, por ser um tecido a mais, aumenta o volume dessa região do corpo. Com isso, muitas têm receio de parecer mais cheinhas, mas há formas de desmistificar isso”, completa Carlos.

É certo que a quantidade extra de tecido pode duplicar o tamanho do quadril, mas pode também diminuir a circunferência da cintura. Para quem possui o corpo em forma de “triângulo invertido” (ombros largos e quadris estreitos), o peplum equilibra a silhueta com perfeição. Para mulheres mais curvilíneas, o ideal é apostar em peças com modelagens menos volumosas e com cores mais escuras. Salto alto é sempre bem-vindo em todos os casos.

Dos desfiles à vida real

Michelle Willians no Oscar 2012

Consagrado nos desfiles de moda e filmes de época, o peplum não fica apenas na imaginação feminina. Prova disso é que a atriz Michelle Williams, indicada ao prêmio de melhor atriz no Oscar 2012 por Sete dias com Marylin, surgiu linda com um longo coral com destaque para o peplum, que proporcionou volume ao quadril da atriz.

Outra adepta ao “babadinho” é a princesa Kate Middleton. Em diversas ocasiões, formais e informais, seu figurino esbanja peplum, dando um ar delicado e atraente ao mesmo tempo.. Um charme só.

Por Jéssica Vieira

 
Comentários (0)
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam o pensamento deste portal.
Ícones
Icones rodapé
Redes sociais