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30/11/2012 - 11:40
Sergipanas investem no mercado de acessórios
Produzir-se para sair virou negócio sério
Acessórios fazem o sucesso de sergipanas empreendedoras (Colar: Greyce Sampaio)

As amigas da psicóloga Greyce Sampaio sempre elogiaram o gosto que ela tem por moda. Ainda na adolescência, Greyce se destacava com acessórios diferenciados e com estilos pouco encontrados nas lojas da cidade. “Sempre gostei de coisas diferentes e, como não encontrava o que queria, passei a confeccionar as minhas próprias peças. Quando as pessoas viam meus colares, brincos e pulseiras, perguntavam onde eu os havia comprado e, ao responder que eu mesma os fazia, elas me encomendavam algumas coisas. Era uma forma de agradar asamigas e ter uma renda extra. Não imaginava que fosse dar certo”, diz Greyce.

Mas deu. Hoje, Greyce é uma das referências em acessórios de marca própria na capital, sobretudo no que se refere aos maxicolares. “Acho que a criatividade é o pontapé inicial para que qualquer negócio dê certo. Sempre procuro ficar atenta às tendências, mas dando um toque próprio, o que tem agradado meus clientes. Para este verão, tenho inverstido nas peças étinicas e naquelas que simbolizam proteção, a exemplo dos terços”, explica a dona da marca que leva o seu próprio nome, Greyce Sampaio.

"A minha brincadeira virou coisa de gente grande", diz Rita Vieira (Colar: RVSttore)

Em cenário nacional

Foi mesmo por acaso que a enfermeira Rita Vieira entrou no mercado dos acessórios. Graduada em Enfermagem, ela se mudou para São Paulo com a família a fim de concluir seu doutorado na área, mas o contato com a moda na maior metrópole do país a fez trilhar caminhos paralelos.

“A moda sempre foi um fascínio para mim, mas nunca imaginei que fosse trabalhar com isso porque tenho a saúde como paixão mesmo. Entretanto, o contato com o mercado, as tendências e a produção de acessórios me fascinaram instantaneamente e decidi investir na área com força total. Hoje, atendo clientes de todo o país via e-mail, Instagran e Facebbok, e percebo que a minha brincadeira virou coisa de gente grande”, conta Rita, dona da marca RVSttore, lançada há pouco mais de seis meses.

Tanto sucesso já rendeu às suas peças aparições em blogs famosos e revistas de circulação nacional. “Fiquei surpresa porque nunca imaginei alcançar esse espaço numa área que, inicialmente, não era a minha, mas quem me conhece sabe que tudo isso foi fruto de muito trabalho e força de vontade. É recompensador, mas não é fácil. Tem que pesquisar tendências, acompanhar designers, estar atenta ao gosto dos cliente e muito mais”, explica Rita.

Para ela, criatividade e disposição são fundamentais. “Se não tiver paciência para ouvir críticas e entender o outro, não dá!”, copmpleta.

"Gosto de ver o que está em evidência e procuro não repetir peças", diz Adrine, que usa colar Sweet Luxury

Passos iniciais

A jornalista Adrine Cabral também se entusiasmou com a oportunidade de trabalhar com acessórios. No início, confeccionava algumas peças em virtude de poucas opções encontradas na cidade, mas agora resolveu investir na venda de importados. “Eu não gostava do que encontrava. Achava tudo muito exagerado, fora do meu estilo mesmo. Então procurei investir nos produtos de fora. É engraçado, mas raras as exceções, acho que os empreendedores individuais, por estarem motivados para a pesquisa de mercado e para o gosto do cliente, conseguem dispor de peças mais interessantes que as de muitas lojas”, diz Adrine, cuja marca é a  Sweet Luxury.

Para não cair nas produtos em série, Adrine faz pesquisa de mercado por dois motivos: “Gosto de ver o que está em evidência e sempre procuro não repetir peças. Estou sempre atenta aos blogs e revistas de moda, que me dão um suporte legal”, explica.


Apostas da estação

Com a democratização da moda e a variedade de tendências para o verão 2013, fica difícil apostar em apenas um hit da estação. Ainda assim, as três fizeram suas apostas.

Para Rita Vieira, as inspirações africanas e indígenas vieram com tudo. Além disso, os maxicolares com brilho ganharão força total, principalmente nas festas de fim de ano. “Não vai dar para entrar 2013 sem um brilhinho, né?!”, brinca ela.

Já Adrine Cabral aposta nos tons candy color e Greyce Sampaio diz que os colares, sejam eles de que tamanho for, serão peças indispensáveis na estação. “Não importa o tamanho. O que vai fazer a diferença na produção é realmente o colar e um colar bonito deixa qualquer mulher pronta para a estação”, diz Greyce.

Por Jéssica Vieira

 
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