Get Adobe Flash player

Esta página requer Flash Player version 9.0.124 or higher.

Programação
 
 
Notícias
 
14/01/2013 - 09:43
Cabelos cacheados exigem cuidados redobrados no verão
Cabeleireira dá dicas para cuidar das madeixas encaracoladas

Wlanna exibe alguns dos produtos que ajudam a revitalizar os cachos

Charmosos e cheios de personalidade, os cabelos cacheados dificilmente passam despercebidos. Além de encantar os olhos alheios, esse tipo de visual é perfeito para quem deseja fugir da ‘ditadura das chapinhas’ e assumir um estilo mais natural.

Entretanto, manter as molinhas sempre lindas exige muito carinho e atenção, como explica a cabeleireira Wlanna Tannara, do salão Studio W. “Em geral, esse tipo de cabelo tem um fio mais fino, que quebra com muita facilidade. Por isso, é preciso ter bastante cuidado antes de fazer qualquer procedimento, pois ele pode não resistir”, explica.

Além disso, a especialista revela que os cachinhos costumam ser mais ressecados, pois o formato em espiral dificulta a distribuição da oleosidade produzida na raiz para as pontas. “Para combater esse problema, o ideal é fazer hidratação de proteína uma vez por semana e sempre usar creme com filtro solar”, salienta Wlanna. Entre os produtos indicados por ela estão os das marcas Deva, Mix Use e Vita Derm.


Para Fernanda, os cachos refletem a identidade (Foto: Arquivo Pessoal)

Adepta aos cachos, a estudante Fernanda Almeida revela o que faz para manter as madeixas bonitas. “Costumo lavá-las a cada dois dias, no mínimo, e, uma vez por mês, uso shampoo anti-resíduos. Além disso, não os penteio quando estão secos”, destaca. Fernanda, que  também hidrata e faz umectação (uma espécie de banho de óleo que ajuda a nutrir o cabelo) semanalmente.

Como recuperar os cachos?

Durante um bom tempo, a indústria de cosméticos negligenciou os cacheados, o que contribuiu para a criação do estereótipo de que esse tipo de cabelo é problemático ou até mesmo “ruim”. Felizmente, esse cenário vem mudando e os salões estão cada vez mais preparados para receber as molinhas.

Essa renovação faz com que muitas mulheres que alisaram os cabelos queiram voltar atrás. “Eu fiz uma escova inteligente e acabei me arrependendo porque vi que aquilo não era algo meu. Eu acredito que o cabelo diz muito sobre nossa personalidade, por isso, decidi recuperar meus cachos”, destaca a psicóloga Camila Monteiro.

Nesses casos, Wlanna aconselha que seja feito um tratamento para recuperação dos fios. “Depois de um alisamento, é preciso esperar um tempo para o cabelo se fortalecer. Não é aconselhável, por exemplo, usar produtos a base de queratina, mas sim, tratar com proteínas. Mas, em alguns casos, só cortando”, declara.

E por falar em corte...

Depois de fazer uma escova inteligente, Camila decidiu recuperar os cachinhos 

Uma boa dica para quem tem pavor de cortar o cabelo é experimentar o corte a seco, que permite visualizar todo o processo e evitar o susto causado pelo famoso encolhimento dos cachinhos.

Além disso, o corte reto não é indicado para este tipo de cabelo, pois pode acabar deixando-o armado ou em formato de pirâmide. Entre os mais indicados está o corte em camadas com um leve repicado nas pontas.

“Sinto-me mais autêntica por assumir meus cachos, chega até a transcender uma questão de identidade cultural. Amo essa pluralidade racial em mim: ser de pele clara e cabelos crespos. Gosto dessa mistura”, salienta Fernanda.

Fica a dica de quem deixou os cachos fazerem, literalmente, a cabeça.

Por Bianca Silveira

 
Comentários (0)
Ícones
 
Destaques
 
 
Enquete

Que tema mais lhe agradou nas matérias do Verão Infonet 2013?

Moda/Beleza
Saúde
Dicas de produtos
Cobertura dos eventos



Enquetes anteriores...

Icones rodapé
Redes sociais