O folclore pode ser entendido de várias formas. Por um lado, compreende o "conjunto das tradições, conhecimentos ou crenças populares expressadas em provérbios, contos ou canções", e também o "estudo e conhecimento das tradições de um povo, expressas nas suas lendas, crenças, canções e costumes", conforme o define o Dicionário Aurélio Eletrônico. O Brasil possui um dos folclores mais ricos de todo o mundo. São danças, festas, comidas, obras de arte, superstições, comemorações e representações que, pelos quatro cantos do país, exaltam a nossa cultura. No Nordeste essa raiz folclórica merece destaque. Sergipe, o menor Estado do Brasil tem, em sua bagagem histórica, um conjunto de manifestações que encantam não só aos sergipanos, mas a todos os que têm a oportunidade de conhecer de perto. Se o Sul e o Sudeste brasileiros são regiões em que as manifestações folclóricas têm ocorrido com menor intensidade, por causa de crescente industrialização das cidades, no Norte, no Nordeste, em especial, e no Centro-Oeste do País as tradições se mantêm cada vez mais vivas. Há muito tempo elas fazem parte da vida de muitas pessoas, atravessam gerações e não perdem a raiz. O Cultura-se vai te levar por uma viajem cultural, nos quatro cantos de Sergipe, pequeno fisicamente, mas imenso culturalmente. A partir de agora, você vai poder conhecer um pouco sobre elas, as manifestações folclóricas de Sergipe. Divirta-se!

GRUPO

PARTICIPANTES

LOCAIS

BACARMATEIROS

HOMENS

Carmópolis, Capela e General Maynard

BATALHÃO

HOMENS E MULHERES

Japaratuba e Riachuelo

BATUCADA

HOMENS E MULHERES

Estância

CACUMBI

HOMENS

Japaratuba, Laranjeiras e Itaporanga

CANGACEIROS

HOMENS E MULHERES

Propriá

CAVALHADA

HOMENS

Canindé e Porto da Folha

CHEGANÇA

HOMENS

Laranjeiras, Japaratupa e Neópolis

GUERREIRO

HOMENS E MULHERES

Japaratuba, Ilha das Flores, Aracaju

LAMBE-SUJO

HOMENS E MULHERES

Laranjeiras

PARAFUSO

HOMENS E MULHERES

Lagarto

REISADO

HOMENS E MULHERES

Aracaju, Cristinápolis, Japaratuba, São Cristóvão, Itaporanga

SÃO GONÇALO

HOMENS

Laranjeiras, Japaratura, São Cristóvão e Ilha das Flores

SAMBA DE COCO

HOMENS E MULHERES

Carmópolis

SARANDAGEM

HOMENS E MULHERES

Capela, Riachuelo, Japaratuba e Ilha das Flores

TAIEIRA

HOMENS E MULHERES

Japaratuba e Laranjeiras

ZABUMBA

HOMENS

Aracaju, Propriá, Riachão, Simão Dias e Aquidabã

 

 
  Decoração colorida, comidas típicas, forró de todos os tipos e muita animação são as promessas do Forró Caju 2002 que acontece de 20 a 29 de junho. Entre as atrações deste ano estão Dominguinhos, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Trio Nordestino, Genival Lacerda, Flávio José, Alceu Valença, Marinês, entre outros.  
  Nessa época do ano os Bacamarteiros, tradição do município de Carmópolis, se destacam, na noite de São João, 24 de junho, com dança, música e muitos tiros de bacamarte, em meio a uma roda feita por homens e mulheres que trajam chapéu de palha e vestido de chita.