GRUPOS FOLCLÓRICOS

OS FOLGUEDOS

Os folguedos não são apenas grupos fantasiados de festas, eles nascem e vivem nas comunidades, contam a sua história, mostram a sua maneira de ser e de viver. São muitos os folguedos ou grupos folclóricos de Sergipe, Destacamos aqui alguns deles:

REISADO
Dança de origem portuguesa, é representada sempre no Dia dos Santos Reis no ciclo de Natal. Participam do Reisado duas filas (cordões) de "Caboclas", cada fila com vestidos de uma cor (vermelho e verde ou vermelho e azul). Usam saias curtas e chapéus enfeitados de espelhos e fitas coloridas. Outras personagens do Reisado são o "Matheus" ou "Palhaço", a "Dona do Baile", o "Boi" e o "Jaraguá". Eles dançam com as "Caboclas" nas ruas, praças e palanques das feirinhas natalinas.

LAMBE-SUJO
Lambe-Sujo representa a luta entre negros dos quilombos - os "Lambe-Sujos" contra os índios - os "Caboclinhos", mandados pelos brancos para destruírem os quilombos. Os "Lambe-Sujos" pintam os corpos de tinta negra, vestem-se com calções e gorros vermelhos. Como arma usam uma foice de madeira, símbolo do trabalho no canavial. Os "Caboclinhos" tem os corpos pintados de vermelho, usam cocares e saiotes de penas, pulseiras e colares e armam-se de arcos e flechas. Os "Caboclinhos" formam um grupo disciplinado, todos em fila dupla comandados pelo "chefe" ou "cacique", ao contrário dos "Lambe-Sujos", às carreiras pelas ruas, sob o ritmo agitado da batucada (timbau, pandeiro, cauíca, tambor, tamborim, bumbo e reco-reco). A cidade de Laranjeiras ainda conserva a tradição dos "Lambe-Sujos", a festa acontece sempre no mês de outubro.

CACUMBI
Originária do Congo - África, o Cacumbi é uma dança onde participam o "rei negro" e seus "cacumbis", ou seja, seus nobres guerreiros ou vassalos. A coreografia da dança é bastante alegre, com evolução e movimentos vivos e contínuos ao som de apito, cuícas, pandeiros, tamborins e ganzás. Somente os homens realizam a dança, usando chapéus enfeitados de espelhos, paetês e fitas coloridas. As vestimentas são camisas com estampas em cores alegres, calças e tênis branco.Os Cacumbis existem principalmente em Japaratuba e Laranjeiras, onde se apresentam nas festas natalinas, principalmente no dia de Santos Reis, em 06 de janeiro.

TAIEIRA
A Taieira é uma dança religiosa de origem africana realizada por mulheres, geralmente negras e mulatas, usando uma indumentária bastante eclética e chamativa como chapéus e vestidos brancos rendados, fitas e laços vermelhos, além de brincos de argola, pulseiras e colares à moda africana. Trazem nas mãos uma ganzá e uma varinha enfeitada com papel crepom. Na Taieira, a dança é realizada pelas mulheres em fila dupla, sempre girando no compasso do ganzá e dos cantos. Os grupos desse movimento folclórico apresentam-se principalmente nas festas religiosas de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santos Reis.

CHEGANÇA
De origem portuguesa, essa é uma dança dramática, que no Brasil tornou-se um alto de Natal. Representa a luta entre marinheiros "cristãos" e "mouros", que é vencida pelos primeiros, que obrigam os inimigos a serem batizados. Como o grupo dos cristãos representa uma tripulação de navio, seus personagens são o "Almirante", o "capitão", os "marinheiros", o "padre-capelão", o "médico", etc. Usam uniformes brancos ou azuis com botões dourados ou prateados, além de luvas brancas e espadas. Movimentando-se de um lado para o outro, os integrantes da Chegança, lembram o balanço de um navio. Os cantos são em "louvações" à Virgem Maria e ao Menino Jesus.

BACAMARTEIROS
Costume e tradição do município de Carmópolis, os Bacamarteiros comemoram a noite de São João, 24 de junho com dança, música e muitos tiros de bacamarte, uma espécie de rifle artesanal. O grupo é composto por mais de 60 participantes, entre homens e mulheres. As mulheres trajam chapéu de palha e vestido de chita, dançam sempre em círculo, enquanto os homens, que ficam atrás, vão disparando tiros de bacamarte, de acordo com o desenrolar da dança.

SAMBA DE COCO
Uma dança acompanhada de cânticos, a origem é africana, mas, com forte influência indígena. A marcação do ritmo é forte, feita através dos sapateados e das palmas. Sua origem africana está ligada intimamente à formação dos quilombos. Os negros que fugiam das senzalas se reuniam em locais distantes - quilombos-, e para passar o tempo ocioso cantavam enquanto praticavam o ritual da quebra do coco, retirando a coconha (amêndoa), para o preparo dos alimentos. No Samba de Coco, o tirador do coco, também chamado de coqueiro, é quem puxa os versos, que são espondidos pelo coro dos participantes. Os versos podem ser tradicionais e improvisados e aparecem nas mais variadas formas, quadras, sextilhas, décimas etc. No Samba de Coco o canto é marcado pelos instrumentos de percussão: cuícas, pandeiros, ganzás, bombos, tambores, chocalhos, maracas e zabumbas que acompanham a sanfona. Enquanto dançam, sapateando e pisando forte no chão, os participantes batem palmas e cantam, girando sem parar, desenvolvendo passos e requebros. A indumentária é simples. As mulheres usam vestidos estampados com saias rodadas e cinturas marcadas. Os homens, calças comuns e camisas identicamente estampadas. Nos pés, usam tamancos de madeira que ajudam a sonorizar o ato da pisada no chão.

BATUCADA
Manifestação folclórica bastante difundida no município de Estância. Os instrumentos de percussão são: tambor, reco-reco, ganzá e triângulo. O compasso rítmico das batidas dos pés é a característica mais marcante. A Batucada é composta de 100 a 150 figurantes, homens e mulheres, que vestem indumentárias típicas do ciclo junino. Na cabeça, todos usam chapéus de palha e nos pés tamancos de madeira.

SÃO GONÇALO
Manifestação de origem portuguesa, no Brasil está ligada ao catolicismo rural. Folguedo em homenagem a São Gonçalo do Amarante que, segundo a lenda, teria sido um marinheiro que tirou muitas mulheres da prostituição através da música alegre que fazia com a viola. A dança é acompanhada por violões, pulés (instrumentos feitos de bambu) e caixa. A caixa é tocada pelo "patrão", que é o gomem vestido de marinheiro, em alusão a São Gonçalo do Amarante. O grupo dança em festas religiosas e em pagamento de promessas, sendo composto em sua maioria por trabalhadores rurais que se vestem de mulher. O mais importante grupo é o de Laranjeiras, da Mussura. .

 
  Decoração colorida, comidas típicas, forró de todos os tipos e muita animação são as promessas do Forró Caju 2002 que acontece de 20 a 29 de junho. Entre as atrações deste ano estão Dominguinhos, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Trio Nordestino, Genival Lacerda, Flávio José, Alceu Valença, Marinês, entre outros.  
  Nessa época do ano os Bacamarteiros, tradição do município de Carmópolis, se destacam, na noite de São João, 24 de junho, com dança, música e muitos tiros de bacamarte, em meio a uma roda feita por homens e mulheres que trajam chapéu de palha e vestido de chita.